“Viva a Originalidade” é o tema da nova fase da Campanha nacional “Pirata: tô fora! Só uso Original”

“Viva a Originalidade” é o tema da nova fase da Campanha nacional “Pirata: tô fora! Só uso Original”
fevereiro 25 14:30 2011 Imprimir este Artigo
Publicidade

“Viva a Originalidade” é o tema da nova fase da Campanha nacional “Pirata: tô fora! Só uso Original”

As ações do Sindireceita este ano começam pelo carnaval de Salvador/BA e Recife/PE

“Viva a Originalidade” é o tema da nova fase da campanha nacional “Pirata: tô fora! Só uso original”, promovida pelo Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ). As ações desta nova fase começam pelo carnaval de Salvador/BA e Recife/PE e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à importância da valorização das ideias, atitudes, projetos e produtos originais.

A escolha das cidades de Salvador/BA e Recife/PE no carnaval se deve justamente à concentração de foliões, formadores de opinião, artistas e pela originalidade destes eventos. As ações que serão desenvolvidas visam mostrar que ideias originais, quando protegidas e valorizadas, trazem benefícios a todos. Durante a semana de carnaval, promotores da Campanha percorrerão as ruas, circuitos, camarotes e locais de concentração de foliões, realizando ações e divulgando a mensagem “Viva a Originalidade”.

A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, explica que, nesta nova fase da Campanha, o objetivo é disseminar a ideia de valorização da originalidade, o que representa a essência do esforço antipirataria. “O objetivo do Sindireceita este ano é levar a campanha aos principais eventos nacionais ligados à arte, cultura, propriedade intelectual, ciência e tecnologia, reforçando essa discussão”, disse.

Outro objetivo desta nova fase da Campanha é promover a reflexão sobre um tema pouco debatido atualmente: a pirataria moderna e a sua relação com a WEB2.0 e as redes sociais. “Não podemos mais ficar restritos ao conceito inicial de pirataria, que deve ser atualizado para que a sociedade possa ser esclarecida e para que o País avance de forma efetiva no combate à pirataria”.

Campanha já mobilizou milhares de pessoas em todo País

“Pirata: tô fora! Só uso original” integra o esforço olímpico

dos jogos Rio 2016

A Campanha “Pirata: tô fora! Só uso original” tem abrangência nacional e tem por objetivo esclarecer os cidadãos, em especial, os jovens de todo o País, sobre os riscos e prejuízos provocados pela pirataria. Em 6 anos, a Campanha já percorreu várias capitais brasileiras e foi apresentada em eventos de grande participação popular como o carnaval de Salvador (BA), Festival de Verão de Salvador (BA), carnaval do Rio de Janeiro (RJ), Pré-Caju (SE), Piauí-POP (PI), além de outros eventos importantes realizados em cidades como São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF).

As ações da Campanha “Pirata: tô fora! Só uso original” também foram incluídas no esforço olímpico pela candidatura do Rio de Janeiro como cidade sede dos jogos em 2016. Um relatório detalhado das ações da campanha do Sindireceita, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e ao Contrabando do Ministério da Justiça (CNCP/MJ), foi encaminhado por solicitação do comitê de candidatura Rio 2016 à sede dos jogos olímpicos e paraolímpicos em Lausanne, na Suíça. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) um memorando em que o País se compromete a respeitar a propriedade intelectual durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro/RJ. De acordo com o COB, o apoio do Sindireceita foi fundamental no que tange às exigências do COI referentes à proteção às marcas.

Sindireceita

Fundado em abril de 1992, o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) representa cerca de 15 mil Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil aposentados e ativos. Esses servidores públicos federais são vinculados à carreira Auditoria da Receita Federal, que integra o quadro de pessoal da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda.

Entre suas atribuições funcionais está a análise de processos administrativo-fiscais, a fiscalização tributária, o controle sobre a entrada e saída de mercadorias do território nacional, bem como a vigilância e repressão aduaneiras. Os Analistas-Tributários também são responsáveis por atividades de pesquisa e investigação fiscais e pela seleção de passageiros e bagagem.

Por atuar em áreas de fronteira, portos e aeroportos de todo o País os Analistas-Tributários se deparam, diariamente, com crimes como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e pirataria. Ao observar o crescimento da pirataria no País, surgiu na categoria o desejo de colaborar ainda mais para o combate dessas práticas criminosas. Também havia o sentimento de que apenas ações repressivas não seriam suficientes para mudar essa realidade. Era necessário conscientizar a população e alertá-la para os riscos envolvidos na compra de produtos piratas. Com esse objetivo, o Sindireceita, em parceira com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ), lançou em 2005 a campanha “Pirata: Tô Fora! Só uso original”.

Assessoria de Comunicação do Sindireceita

  Article "tagged" as:
  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editor
Editor

Editor, Gerenciador de Conteúdo.

Ver mais artigos

Nenhum comentário!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.