Close
Subscribe To RSS
Please set up your API key!
Menu
Expediente
Termos de Uso
Contato
Seja um autor
Show Menu
Expediente
Termos de Uso
Contato
Seja um autor
Declaração do CBE 2018 exige mais informações
abril 06
17:03
2018
by Editor
Imprimir este Artigo
Publicidade
Dr. Rocco Cecílio Castanho Dias, advogado tributarista do escritório Porto Lauand Advogados
No dia 15 de fevereiro começou o período de entrega da Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), exigida pelo Banco Central do Brasil, relativa ao ano-base de 2017, que se encerrará neste 5 de abril de 2018.
Estão obrigadas a entregar a referida declaração anual as pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no País, detentoras de valores de quaisquer naturezas, de ativos em moeda, bens e direitos mantidos fora do território nacional, que totalizavam, em 31/12/2017, montante igual ou superior ao equivalente a US$100 mil dólares.
Diversas novidades foram implementadas pelo Banco Central do Brasil na declaração deste ano. O sistema para preenchimento e envio foi totalmente reformulado e requer, além de um novo cadastro, especial atenção em razão de uma nova gama de informações solicitadas.
A CBE 2018 demanda mais informações financeiras dos ativos mantidos fora do país. Merecem destaque os campos específicos para indicação do método de valoração de determinados ativos mantidos no exterior e informações sobre passivos da companhia.
Para bens imóveis localizados no exterior, dentre as principais novidades, o declarante deverá informar o método de valoração do seu bem imóvel no exterior (escolhendo entre “Valor de aquisição”, “Valor de aquisição com benfeitorias” e “Valor de mercado”) e a situação do financiamento, se for caso.
Todavia, a finalidade do presente texto não é de apresentar todas as alterações incorridas à CBE 2018, e sim de trazer a percepção de que as autoridades brasileiras estão mais atentas à questão dos ativos no exterior.
É perceptível, no decorrer dos últimos anos, que os órgãos regulatórios e as autoridades brasileiras vêm investindo cada vez mais em ferramentas de controle para detectar possíveis inconsistências frente à realidade dos negócios exercidos e patrimônio do declarante. A nova versão da CBE confirma essa percepção.
Assim, o que se recomenda ao declarante é o adequado cumprimento das novas exigências legais, bem como a consciência dos reflexos que eventuais informações equivocadas podem lhe ocasionar.
Article "tagged" as:
Rocco Cecílio Castanho Dias
Categories:
Artigos
ver mais artigos
Sobre o autor
Editor
Editor, Gerenciador de Conteúdo.
Ver mais artigos
ver mais artigos
Artigos Relacionados
Pois é Carnaval
0
Dilma, a democracia e a violação de Betancourt
2
O que as mulheres querem mesmo
0
escrever um comentário
0 Comments
Nenhum comentário!
Você pode ser o primeiro a
iniciar uma conversa
.
Adicionar um Comentário
Expresse aqui sua opinião comentando.
Cancelar resposta