Prevenção trabalhista reduz custos para as empresas

Prevenção trabalhista reduz custos para as empresas
janeiro 11 13:56 2012 Imprimir este Artigo
Publicidade

“Uma empresa que sofre muitas ações acaba perdendo credibilidade diante de seus clientes e espaço diante dos seus concorrentes. “Em alguns casos, isso pode significar o fim da empresa”, alerta advogada

São Paulo, 11 de Janeiro de 2012 – A legislação brasileira é conhecida mundialmente como complexa e detalhista e com isso a população e as empresas enfrentam problemas judiciais por falta de conhecimento. Diante deste cenário, uma área que se destaca pelos impasses é a trabalhista, que segundo pesquisas, têm cerca de 2 milhões de ações anuais, colocando o Brasil como recordista em número de processos. Os Estados Unidos, França e Japão têm respectivamente, em média, 75, 70 e 2,5 mil ações por ano.

Sandra Sinatora, da Ragazzi Advocacia e Consultoria, advogada especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, explica que na maioria dos casos os empregadores respeitam os direitos dos empregados, porém não seguem as determinações quanto à forma prevista em lei para a realização de cada procedimento. “E quando estão diante de uma fiscalização ou processo trabalhista, não possuem a documentação exigida para provarem que cumpriram as obrigações”, afirma.

A advogada cita como exemplo a prorrogação diária da jornada de trabalho para compensação dos sábados, procedimento permitido pela legislação. “Porém isso depende do cumprimento de alguns requisitos, sob pena do empregador arcar com o pagamento das horas extras que ultrapassem as oito horas diárias”, alerta Sandra.

Uma alternativa a esse problema é a prevenção. Mas, infelizmente, no Brasil o escritório de advocacia só é lembrado quando a dificuldade surge. “A falta de uma cultura de prevenção gera grande quantidade de demandas judiciais. Mas os advogados podem auxiliar uma empresa antes que ela sofra o processo, porque será analisado todo o contexto e o que cada cliente pode fazer para se prevenir”, orienta a especialista.

Sandra afirma que esse serviço, intitulado como “Auditoria Trabalhista” traz, além da prevenção de ações, também a redução de custos. “Mesmo que os empregadores sigam as leis, existem situações nas quais os empregados ou a fiscalização encontram respaldo para levarem a empresa à Justiça, onerando ainda mais as operações”, alerta.

Portanto, a atuação do direito não se restringe a condução de processos judiciais, sendo importante uma atuação preventiva, adiantando-se aos problemas, através da aplicação das leis trabalhistas. Estes procedimentos preventivos garantirão não só a redução de ações judiciais, mas também os direitos dos próprios trabalhadores, equilibrando a relação entre as partes.

Uma vez realizada a auditoria, é possível a emissão de parecer com as possíveis falhas e orientações para soluções. “Este é o diferencial do trabalho do auditor.  Apontar os problemas em uma empresa é relativamente simples. O diferencial está em direcionar os procedimentos a serem adotados tornando assim o trabalho realmente eficaz”, aponta Sandra.

Sandra explica que o trabalho é realizado internamente, analisando-se a documentação dos empregados e prestadores de serviços desde a admissão até o seu desligamento e, após, traçando-se uma estratégia de melhorias. “Além disso, é muito importante a presença do auditor dentro da empresa do cliente, pois o contato físico com as condições de trabalho garantirá uma percepção mais eficaz e, consequentemente, um trabalho mais correto”, salienta.

“Uma empresa não pode deixar as questões trabalhistas em segundo plano e é neste contexto que a consultoria e auditoria trabalhista desempenham um papel de fundamental importância e merecem atenção especial do empresário que pretende reduzir custos e manter a boa imagem de sua empresa”, conclui.

Sobre Sandra Sinatora

Formada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu há mais de dez anos. É pós graduada em Direito Material e Processual do Trabalho, e responsável pela área de Direto do Trabalho na Ragazzi Advocacia e Consultoria.

Sobre Ragazzi Advocacia e Consultoria

Consciente de que o desenvolvimento de qualquer equipe jurídica esta diretamente ligada ao crescimento e ao sucesso de seus clientes, a Ragazzi Advocacia e Consultoria fornece informações e patrocínio de interesses, com estudo continuo de formas legais aplicáveis a cada caso, objetivando resultados plenos e satisfatórios. O escritório, que em 2011 completa dez anos, nasceu do sonho de um jovem advogado. Hoje, possui diversos profissionais das mais variadas áreas do direito, todos dedicados e engajados na tarefa de oferecer assessoria jurídica com o máximo de qualidade e responsabilidade.  Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ragazzi.adv.br

  Article "tagged" as:
  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editor
Editor

Editor, Gerenciador de Conteúdo.

Ver mais artigos

Nenhum comentário!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.