Era dos Campeões – Documentário destaca os anos de glória do automobilismo brasileiro

Era dos Campeões – Documentário destaca os anos de glória do automobilismo brasileiro
outubro 13 18:06 2011 Imprimir este Artigo
Publicidade

Documentário destaca os anos de glória do automobilismo brasileiro

Diretores de A Era dos Campeões comparam as vitórias brasileiras na Fórmula 1 com o futebol

Cesário de Mello Franco e Marcos Bernestein falam sobre o documentário A Era dos Campeões.(Foto: Karina Cardoso)

A Era dos Campeões, dirigido por Cesário de Mello Franco e Marcos Bernestein, este último diretor de Central do Brasil, é um documentário que conta a trajetória brasileira na Fórmula 1 entre as décadas de 1970 e 1990. O filme não é só um relato jornalístico, mas também um documento histórico. De uma forma emocionante, ele aborda os bastidores do mundo automobilístico e seus riscos. Na última terça-feira, dia 11, a produção foi exibida no Festival do Rio, com direito a um debate com os diretores.

Após 10 anos do pontapé inicial e 50 horas de entrevista, o filme atingiu seu objetivo de documentário não acadêmico, digno de uma produção cinematográfica.  Através de depoimentos de pilotos e jornalistas, o documentário é uma aula de automobilismo, com linguagem e edição eficientes.

Durante o debate, Cesário fez uma comparação com o futebol durante as três décadas: “de 1970 e 1994, o futebol não ganhou nada. Já a Fórmula 1, viveu seus tempos de glória com uma sucessão de pilotos de excelente qualidade, nunca desfalcando o time de vencedores brasileiros”. Em sua fala, o diretor também destacou como a parte mais curiosa do filme, os depoimentos dos irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi a respeito do acidente com o carro Porsche: “engraçado pensar que o tão responsável Emerson bateu com o carro novo do irmão”.

A Era dos Campeões traça uma linha cronológica, como a apresentação dos pilotos, o glamour da carreira e a morte como situação decorrente do trabalho. Segundo Marcos, as experiências de força e perseverança tratadas servem de lição para qualquer brasileiro. Um ponto positivo é a oportunidade de conhecer igualmente a carreira de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, que historicamente são ofuscados pelo brilhantismo de Ayrton Senna, que não teve sua carreira bem aprofundada, justificada, de acordo com ele, por haver outro documentário sobre sua história. Por isso não foi possível ter autorização de muitas imagens.

O documentário é uma excelente oportunidade para os amantes de Fórmula 1 relembrarem seus grandes sucessos e para aqueles que não entendem do assunto, aprenderem.

Imagem: Karina Cardoso e Luisa Caruso

ver mais artigos

Sobre o autor

Editor
Editor

Editor, Gerenciador de Conteúdo.

Ver mais artigos
  1. Brayan
    maio 06, 12:50 #1 Brayan

    Este documentári “A Era dos Campeões” foi lançado oficialmente? Se positivo, existe alguma forma (lugar) para adquiri-lo?

    Reply to this comment

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.