Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'wp_ffpc_redirect_callback' not found or invalid function name in /home/direito2/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Cobrança de Pensão Alimentícia Prescreve? | Direito Legal OrgDireito Legal Org

Cobrança de Pensão Alimentícia Prescreve?

by Editor | 28 de junho de 2018 10:18

A pensão alimentícia é um tema muito debatido no Direito de Família e um dos assuntos que mais despertam dúvidas. A pensão alimentícia é necessária ao sustento dos filhos, abrangendo todas as necessidades como vestuário, lazer, saúde, educação, alimentação e moradia.

 

A pensão alimentícia é devida entre si pelos parentes, quando necessários à subsistência. Mas, na relação de filiação, há presunção de necessidades dos filhos, enquanto menores ou incapazes, gerando obrigação aos pais em prover-lhes o sustento.

 

Assim como dispõe o artigo 1.694 do Código Civil Brasileiro:

 

Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

 

Importante ressaltar, que a pretensão para executar, ou seja, cobrar os alimentos atrasados fixados em sentença prescreve em 02 (dois) anos, contados da data que vencerem – como monta o artigo 206 do Código Civil Brasileiro:

 

Art. 206. Prescreve:

(…)

(…)

 

Cinge-se que, a obrigação de prestar alimentos ao menor é de ambos os pais!

 

Débora May Pelegrim, Advogada OAB/SC 45263

Source URL: http://www.direitolegal.org/diario-forense/cobranca-de-pensao-alimenticia-prescreve/