Com o fim das greves é hora do acerto das contas

outubro 13 11:42 2009 Imprimir este Artigo
Publicidade

HORA DE ACERTAR AS CONTAS

 

Com o fim da greve dos bancos – só a Caixa Econômica Federal – é hora de acertar as contas que ficaram pendentes.

Os consumidores do Distrito Federal são protegidos por uma Lei Distrital que garante o direito de não pagar multas e taxas por atraso no pagamento de contas, em virtude de greves bancárias, como a ocorrida.

É de se lembrar que o consumidor deve procurar os fornecedores – bancos, lojas, concessionárias de serviços públicos – e pedir a expedição de contas sem multa para pagamento imediato.

 Para os consumidores fora do Distrito Federal, se não conseguiram pagar as contas via internet ou caixa eletrônico, por conta dos valores excederem ao limite diário, também deve buscar consultar os fornecedores e pedir a expedição de novas faturas sem a incidência de qualquer encargo por atraso.

 Em caso de dúvida ou cobrança abusiva, o consumidor deve formalizar reclamação junto ao PROCON e, caso não resolva, movimentar uma ação pelos Juizados Especiais para se isentar das multas. Lembrando sempre de oferecer a depósito o valor da dívida, evitando assim a negativação nos órgãos de restrição do crédito.

 José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, lembra que “o consumidor não pode ser prejudicado por uma situação que não deu causa. Se ele procurou a empresa e não conseguiu outros meios de quitar a dívida que não fosse através de pagamento no banco, não pode ter contra si cobrados juros ou multas”.

 

Maiores Informações pelo fone (61) 9994-0518 e 3345-2492 com José Geraldo Tardin

Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo

CLS Quadra 414, Bloco “C”, Loja 27 Asa Sul – Brasília/DF

Fone: 61 3345.2492 e 9994.0518

Site www.ibedec.org.br – E-mail tardin@ibedec.org.br

  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editoria
Editoria

Ver mais artigos

Nenhum comentário!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.