Empresa que consulta SPC Serasa de candidato à vaga de emprego, comete discriminação

março 24 06:46 2010 Imprimir este Artigo
Publicidade

EMPRESA QUE CONSULTA SPC/SERASA DE CANDIDATO À VAGA DE EMPREGO COMETE ATO DISCRIMINATÓRIO.

A busca por emprego no Brasil está cada vez mais acirrada. Em razão da grande oferta de mão-de-obra, o processo seletivo para o preenchimento de vagas de emprego está com o passar do tempo mais criterioso e rigoroso.

Diante deste cenário, não é raro encontrar empresas que estabelecem como requisito para a contratação de um novo empregado a realização de consulta prévia aos cadastros do SPC e SERASA para verificar se o candidato possui algum tipo de negativação.

Desta maneira, se um candidato, inserido no cadastro de proteção ao crédito, é desclassificado à vaga de um novo emprego em razão do não cumprimento destas obrigações, acabará sofrendo uma dupla penalidade, pois é justamente o novo emprego é que possibilitará a sua adimplência no mercado.

Conforme salienta a Dra. Larissa Calegario Maciel, consultora jurídica da área trabalhista do IBEDEC, “esta prática por parte das empresas é absurda e flagrantemente viola os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, direito ao trabalho, e direito à igualdade, sendo considerada ato discriminatório passível de indenização por danos morais. Mesmo antes da contratação as empresas podem ser punidas em razão de seus atos discriminatórios, conforme determina o artigo 1º da Lei 9.029/95.”

Alerta ainda a Dra. Larissa que “o grande problema nestes casos é a comprovação na justiça da existência de condutas discriminatórias que antecedem à contratação como, por exemplo, a consulta aos cadastros do SPC e SERASA que se tornam óbice à vaga de emprego”.

Demandas que versam sobre o tema aqui discutido já estão sendo propostas na Justiça do Trabalho, sendo que nos casos em que resta provado o fato da empresa requisitar a consulta à tais órgãos, os juízes tem considerado configurado a prática discriminatória.

Quem se encontrar na mesma situação, deve lutar por seus direitos.

Fonte:
Maiores informações sobre o tema com Larissa Calegario Maciel pelos fones (27) 8114-0430 e (27) 3345-1773 ou por e. mail: trabalhador@ibedec.org.br

  Article "tagged" as:
  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editoria
Editoria

Ver mais artigos
  1. IVNA GERLANE FERREIRA DE SOUZA
    novembro 21, 22:10 #1 IVNA GERLANE FERREIRA DE SOUZA

    já participei por cinco vezes de seleçao na mesma empresa e nunca consegui a vaga, no dia da última entrevista por acaso consultei meu cpf, a entrevista foi pela manhã, a tarde fiz a consulta para saber onde estava com débito e resolver o problema, mas visualizei o nome da empresa onde participei da seleção que sai na relação de consulta.isso me deixou muuuuito triste com com baixa alta estima!!! me senti um lixo!

    Reply to this comment
  2. Cleber Osório Gonçalves
    novembro 16, 15:14 #2 Cleber Osório Gonçalves

    Quando a empresa faz a consulta no SERASA/SPC a mesma pode ser visualizada, ou seja, o nome da empresa sai na relação de consultas?

    Reply to this comment

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.