Empresas Assinam Compromisso Público para Diminuir Reclamações

abril 10 19:33 2013 Imprimir este Artigo
Publicidade

Sky, Vivo, WalMart, Itaú e outras 15 empresas assinam compromisso público para diminuir reclamações do consumidor
Iniciativa inédita é ABRAREC, com apoio do IDEC, INMETRO, ABO e PROCON-SP

São Paulo, 10 de abril de 2013 – A história das relações de consumo no país tem um novo marco. Nada menos que 19 empresas de expressão em diversos segmentos firmaram um compromisso público com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para garantir o atendimento eficaz ao consumidor e reduzir as reclamações nos Procons.
Assinaram o documento Sky, Net, GVT, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco,WalMart, Pão de Açúcar/Varejo Alimentar, Camargo Corrêa, Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), Nova PontoCom, Máquina de Vendas, Losango, Serasa Experian, além de todas as telefônicas – Vivo, Tim, Oi e Claro.
A iniciativa inédita é capitaneada pela pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (ABRAREC), com apoio do IDEC, INMETRO, ABO e PROCON-SP.
O documento, com cinco compromissos institucionais, foi assinado diante da Dra. Juliana Pereira da Silva, Secretária Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Ela foi uma das autoridades presentes no Seminário “A Era do Diálogo”, realizado em São Paulo no dia 04/04 com cerca de 500 participantes, entre representantes do governo, judiciário, Ministério Público, órgãos de defesa do consumidor, além de formadores de opinião e presidentes e ouvidores das maiores empresas do país.
“Com esse ato, a empresas deixam claro ao governo federal e à sociedade que respeitam as normas vigentes no Brasil de proteção e defesa dos consumidores e que irão se empenhar para cumprir os itens do pacto”, afirma Roberto Meir, especialista internacional em Relações de Consumo e Varejo e coautor do livro “A Era do Diálogo”, lançado no evento. Escrito em parceria com Jacques Meir, especialista em gestão de marcas, a publicação apresenta indicações para melhorar o atendimento ao consumidor no Brasil. O livro traz o prefácio da Secretária Nacional do Consumidor – Dra. Juliana Pereira da Silva -, bem como artigos de abertura de presidentes de grandes empresas e também de profissionais de órgãos e entidades de defesa do consumidor.
Os cinco compromissos firmados
1 – Criar e implementar ações destinadas a atender os princípios da legislação consumerista, em todos os seus canais de relacionamento com colaboradores e consumidores;
2 – Estabelecer mecanismos e instrumentos para garantir o atendimento adequado e eficaz;
3 – Assegurar solução imediata e efetiva para eventuais conflitos de consumo em todos os seus canais de atendimento;
4 – Realizar estudos e implementar ações para a redução de passivos judiciais e administrativos perante os Procons;
5 – Propor medidas alternativas à solução judicial ou administrativa dos conflitos.

“Essa é uma prova de que as interações entre todos os agentes podem ser equilibradas, harmônicas e justas. O consumidor, assim como as empresas, órgãos reguladores, entidades públicas e governo, são personagens mandatórios neste processo de amadurecimento nas relações de consumo em que o diálogo é ingrediente indispensável”, reforça Meir.

  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editor
Editor

Editor, Gerenciador de Conteúdo.

Ver mais artigos

Nenhum comentário!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.