Falsas ofertas via SMS podem esconder fraudes; saiba evitar

Falsas ofertas via SMS podem esconder fraudes; saiba evitar
setembro 25 19:40 2014 Imprimir este Artigo
Publicidade

São Paulo, 25 de setembro de 2014 – Diversas ações de fraude e estelionato (promoções e sorteios falsos) que visam lesar financeiramente os usuários são espalhadas por meio de SMS. Normalmente são sorteios e promoções falsas, oferta de produtos e serviços diversos. Muitas destas mensagens solicitam informações pessoais, como RG, CPF e dados bancários.

Estas mensagens são enviadas por empresas conhecidas como “chipeiras”, que utilizam números pré-pagos de diversas operadoras para o envio de SMS sem autorização. Estas empresas não respeitam o direto do usuário de escolher receber informações via SMS sobre uma marca ou serviço. Eles também não respeitam horários de envios, nem volume, o que causa inconveniências e desconfortos aos usuários.

Como identificar um SMS Spam:

Para identificar os SMS Spams basta olhar o emissor da mensagem. Mensagens legais são enviadas por números de 3 a 6 dígitos conhecidos como “short code”. Já os Spams são enviados utilizando números de linhas comuns, praticamente impossibilitando a identificação do emissor

Dicas de como se resguardar de fraudes via SPM Spam:

  1. Não se deve passar nenhuma informação pessoal sigilosa, muito menos dados bancários.
  2. Ao se identificar o emissor das mensagens (uma marca ou empresa, por exemplo) procurar entrar em contato diretamente com esta empresa e fazer a reclamação formal, informando que não deseja receber mensagens sem o devido consentimento prévio.
  3. Em caso de abusos, uma boa alternativa é buscar o Procon e denunciar a empresa.

Filtros por número de remetente não funcionam, pois estas empresas que praticam o SPAM por meio de “chipeiras” possuem milhares de chips, cada um com um número de linha diferente. Portanto, um bloqueio neste sentido seria totalmente ineficaz.

  Article "tagged" as:
  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editor
Editor

Editor, Gerenciador de Conteúdo.

Ver mais artigos

Nenhum comentário!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.