Números de cheques devolvidos e títulos protestados caem em abril, segundo Equifax

Números de cheques devolvidos e títulos protestados caem em abril, segundo Equifax
maio 14 08:00 2011 Imprimir este Artigo
Publicidade

Os Indicadores da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que, no mês de abril foram registrados 1.610.373 cheques devolvidos. O número representa uma queda de 14,34% referente ao mês de março. Em comparação a abril do ano passado, o volume foi 6,88% menor. Em relação aos dias úteis, os resultados de abril também apresentaram queda, atingindo 9,84% em comparação a março e 1,97% em perante o mês de abril de 2010.

Para Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, “os efeitos sazonais e a redução dos dias úteis justificam a queda do volume de cheques sem fundos em abril.” Ele explica que historicamente, o primeiro trimestre do ano apresenta maior volume de inadimplência devido aumento das despesas das famílias com impostos e gastos com educação, como matrículas e material escolar, por exemplo. Porém, para os próximos meses espera-se que a inadimplência volte a crescer. “O aumento do juros e a redução da renda média real das famílias, devido aos efeitos inflacionários, justificam essa expectativa”, explica Leite.

O volume de títulos protestados no mês de abril foi de 646.854, apontando uma queda de 21,19% perante o mês de março, quando foram registrados 820.737 protestos. Frente a abril do ano passado, no qual foram protestados 667.339 títulos a queda foi menor, atingindo 3,07%.

A redução no volume de títulos protestados em abril pode representar apenas um efeito pontual, seguindo as mesmas razões descritas em relação ao comportamento dos cheques devolvidos. Para os meses seguintes é esperado que o volume de títulos protestados também aumente. Segundo Leite “o aperto monetário, imposto pelo Banco Central, deve restringir a liquidez e a capacidade de pagamento das empresas”.

Sobre a Equifax

Provedora do maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, a Equifax é líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. Com mais de 100 anos de existência e presente em 15 países, oferece ao mercado soluções que agregam valor e lucratividade a todo o ciclo de negócios. No Brasil, iniciou suas atividades em 1998, com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas no País.

  Article "tagged" as:
  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editor
Editor

Editor, Gerenciador de Conteúdo.

Ver mais artigos

Nenhum comentário!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.