Black Friday: Dicas e Cuidados na hora de comprar.

Black Friday: Dicas e Cuidados na hora de comprar.
novembro 27 21:50 2014 Imprimir este Artigo
Publicidade

Black Friday é uma data em que as lojas costumam vender seus produtos com descontos acima do comum(50% 70% até 90% de desconto), este ano essa data será nesta sexta-feira (27). Por isso, fique atento antes de realizar uma compra online, o Procon-SP orienta os consumidores a prestarem atenção nos seguintes quesitos:

  • Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail).
  • Desconfie de ofertas vantajosas demais.
  • Não compre em sites em que as únicas formas de pagamentos aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.
  • Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares.
  • Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha sempre atualizados em seu computador.
  • Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Vale ressaltar que é importante ler a política de privacidade da loja online para saber quais os compromissos que ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

O Procon-SP possui uma lista de sites não confiáveis para compras online. Atualizado recentemente (24/11) a lista conta com 449 endereços que devem ser evitados porque ignoraram as reclamações dos consumidores mesmo depois de notificações do órgão.

O Reclame Aqui desenvolveu um hotsite dedicado exclusivamente a Black Friday. Nele constará as lojas participantes da ação, com o índice de sua reputação. Além disso, será possível denunciar um site que estiver com “falsos descontos” e até mesmo reclamar de um e-commerce.

O Procon-SP estará de plantão durante a Black Friday e registrará reclamações no telefone 151 (cidade de São Paulo) e nesta página. Além de tomar os cuidados acima, a recomendação é salvar todas as informações do seu pedido para comprovar a compra. Caso a loja online fique instável ou o preço varie durante a compra, reclame: se a oferta for comprovada, a loja deverá cumpri-la.

Algumas dicas para aproveitar ainda mais a Black Friday

1) Previna-se contra falsos descontos
Para saber se o desconto oferecido em um produto é realmente real, o aplicativo gratuito Baixou Agora pode auxiliar bastante. Ele monitora e relaciona as dez últimas atualizações de preços de cerca de 30 grandes e-commerces. Além disso, avisa por SMS ou e-mail quando o produto desejado atinge o preço almejado pelo consumidor.

2) Evite a lentidão dos horários de pico
O grande volume de visitas pode causar lentidão na hora da compra. Os horários com maior pico de acessos são das 0h às 2h e das 12h às 14h, segundo a Busca Descontos que promove a ação desde 2010. Portanto, para evitar estresse, é ideal pesquisar comprar fora desses horários.

 

Fontes: Catraca Livre, Olhar Digital e Tecnoblog.

  Article "tagged" as:
  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Rodrigo Rodrigues
Rodrigo Rodrigues

Analista e Desenvolvedor de Sistemas.

Ver mais artigos

Nenhum comentário!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.