Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'wp_ffpc_redirect_callback' not found or invalid function name in /home/direito2/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Seguradora Sul América deve pagar valor de indenização previsto em contrato | Direito Legal OrgDireito Legal Org

Seguradora Sul América deve pagar valor de indenização previsto em contrato

by Editor | 28 de junho de 2018 11:45

Cláusula contratual foi considerada abusiva.

 

A 11ª Vara Cível de Santos condenou seguradora a pagar a segurada valor referente à indenização prevista no contrato firmado entre as partes. A companhia terá pagar R$ 40 mil.

A cliente ajuizou ação em razão de negativa da empresa de cobrir danos causados por ela após colidir com outro veículo durante a vigência de contrato de seguro automotivo. A companhia afirmou que o fato de a segurada ter dado causa ao sinistro por passar em farol vermelho enquanto manuseava aparelho celular caracterizaria situação de exclusão do dever de indenizar.

Ao julgar o pedido, o juiz Daniel Ribeiro de Paula afirmou que a cláusula citada pela seguradora para se eximir da responsabilidade é nula, uma vez que não foi redigida em destaque, como prevê o Código de Defesa do Consumidor. “As exceções, nos contratos de consumo, devem ser claras e específicas, de tal modo que as hipóteses não asseguradas pela apólice estejam descritas de maneira individual e precisa. Sendo assim, de rigor o reconhecimento da abusividade da cláusula e, portanto, sua nulidade.”

Cabe recurso da sentença.

Processo n° 1002162-84.2018.8.26.0562[1]

 

Comunicação Social TJSP

Endnotes:
  1. 1002162-84.2018.8.26.0562: https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/show.do?processo.foro=562&processo.codigo=FM0009GXT0000

Source URL: http://www.direitolegal.org/primeira-instancia/seguradora-sul-america-deve-pagar-valor-de-indenizacao-previsto-em-contrato/