INSS terá que restabelecer e revisar benefícios

janeiro 27 06:42 2010 Imprimir este Artigo
Publicidade

INSS terá que restabelecer e revisar benefícios

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) terá que restabelecer, para um então segurado, o benefício de auxilio-acidente a partir de 12 de março de 1993, bem como revisar a aposentadoria por invalidez, a partir do dia 29 de abril de 1995.

A sentença foi dada pela 8ª Vara Cível de Natal e mantida na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a qual também manteve a obrigação do INSS em efetuar o pagamento retroativo referente aos dois benefícios, respeitando-se a prescrição qüinqüenal.

O órgão argumentou que não seria possível majorar a aposentadoria por invalidez do segurado para 100% do seu salário de benefício, pois tal pretensão já foi concedida no momento da concessão da aposentadoria, bem como pela impossibilidade de aplicação retroativa da Lei nº 9.032/95.

A decisão no TJRN, contudo, ressaltou o entendimento do próprio STF, o qual estabeleceu que a aplicação da majoração do auxílio-acidente apenas aos benefícios concedidos após a instituição da Lei nº 9.032/95 cria um tratamento diferente a segurados na mesma situação.

Desta forma, a razão pela qual o artigo 86, da Lei 8.213/91, alterado pela Lei 9.032/95, que majorou percentual do auxílio-acidente, deve ser aplicado a todos os benefícios previdenciários, independentemente da legislação em vigor à época de sua concessão.

Apelação Cível (nº 2008.012295-3)

Fonte: TJRN

  Article "tagged" as:
  Categories:
ver mais artigos

Sobre o autor

Editoria
Editoria

Ver mais artigos
  1. Sergio Antonio Leonardo
    junho 06, 18:47 #1 Sergio Antonio Leonardo

    gostaria de saber como faço pra saber se minha aposentadoria por invalides ja saiu eu recebo beneficio e ate agora não recebi nem uma comunicacão,e tambem pra mim ver a revisão do meu beneficio porque eu não tive nem um almento do meu beneficio sobre o teto aguardo resposta.

    Reply to this comment

Adicionar um Comentário

Expresse aqui sua opinião comentando.