Os 10 anos de Facebook e as mudanças de comportamento na sociedade*

Publicado por: redação
05/02/2014 12:17 AM
Exibições: 93
Em 04 de fevereiro de 2004 nascia o Facebook, um fenômeno das redes sociais, dada a sua popularidade. Nesses dez anos muitos comportamentos mudaram... Aquilo que até então era considerado como foro íntimo passou a ser público: histórias de vida, intrigas pessoais, manias e segredos passaram a ser postados para um número cada vez maior de pessoas, transformando a vida particular de cada um de nós em um espetáculo nos moldes de um reality show.
A confusão entre público e privado ficou mais evidente com o advento das redes sociais. E mais do que exibir a própria intimidade ou espiar a alheia, passamos a nos relacionar socialmente pelo mundo virtual. Um mundo exclusivamente de imagens e textos, previamente elaborados, o que faz toda a diferença.

Hoje o Facebook é conhecido como um lugar de “gente feliz”. Salvo algumas rusgas e desentendimentos, ou, ainda, revelações inesperadas, as pessoas cuidam para que suas imagens transmitam beleza e felicidade – neste sentido, esta ferramenta de relacionamento é o sonho da modernidade porque recria um ambiente onde quase tudo pode ser controlado e previsto. As imagens podem ser retocadas e o texto pode ser corrigido. Tudo isso antes de sua publicação. E também depois dela.

Uma boa forma de entender esta rede é analisar sua história. Pra quem assistiu ao filme A Rede Social, a história da criação do Facebook e do seu criador, pode observar que esta ferramenta surge a partir de um fora que Zuckerberg toma da namorada e, ao se sentir “expulso” de seu pequeno grupo (ele e a namorada), e há tempos excluído do grupo da faculdade, pelo simples fato de ser um nerd, decide se vingar criando um espaço virtual onde é possível falar daqueles que o excluíram. Acontece que o sucesso dessa vingança espalha-se rapidamente pela renomada Harvard, criando um novo “ambiente” social.

Dez anos de existência é um tempo demasiado para qualquer ferramenta virtual na modernidade líquida de Bauman, onde tudo deve mudar para sobreviver. Não é por acaso que há um certo esvaziamento de plateia e de publicações no Facebook, sugerindo o seu fim, ainda que esta rede venha se atualizando constantemente.

O fato é que o Facebook é um marco histórico do mundo virtual, uma vez que promoveu, na vida de muitas pessoas, a substituição do tempo, da televisão, dos encontros presenciais com os amigos, por horas on line. Com o uso dessa parte da rede, a vida em frente a uma tela ou uma imagem tornou-se um forma de viver tão ou mais comum que outras formas.

* possui graduação em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1999), especialidade em Psicologia Clínica, reconhecida pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2000). Atualmente é doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É psicoterapeuta em consultório particular, professor e supervisor do curso de graduação em Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: