Livro: A genética e a lei

Publicado por: redação
09/04/2014 10:12 PM
Exibições: 83
A genética e a lei é tema de livro que será lançado na Leitura Pátio

A responsabilidade do médico na hora do aconselhamento genético, para que os pais investiguem a existência, ou não, de doenças e deficiências nos futuros filhos antes de nascer é o tema do livro “Aconselhamento Genético e Responsabilidade Civil: as Ações por Concepção Indevida, Nascimento Indevido e Vida Indevida”.

O livro será lançado pela advogada, especialista em Direito Processual e Direito Civil, Iara Antunes de Souza, no dia 09 de abril (quarta-feira), às 19h, na Leitura Pátio Megastore (Avenida do Contorno, 6061 - 3º andar – Savassi). A noite de autógrafos é aberta ao público, com entrada franca.

Publicado pela Editora Arraes, a obra trata-se de um estudo junto ao Biodireito, ramo jurídico que estuda a aplicação do direito junto às práticas biomédicas. A autora busca discutir o aconselhamento genético e o compromisso civil dos médicos diante de possíveis falhas. Além disso, destaca a própria responsabilidade dos pais diante das suas escolhas.

De acordo com Iara Antunes de Souza, a responsabilidade foi analisada em três fases. “Foi necessário trabalhar com a relação médico-paciente; as especificidades do aconselhamento genético, em especial suas fases, consequências práticas e jurídicas. Ainda, foram analisados os casos específicos presentes na doutrina e jurisprudência estrangeira e o sistema de responsabilidade civil brasileiro aplicado ao médico”, conclui a advogada.

Sobre o autor
Iara Antunes de Souza é advogada, Doutoranda e Mestre em Direito Privado pela PUC Minas – bolsista CAPES. Especialista em Direito Processual e Direito Civil. Pesquisadora do Centro de Estudos em Biodireito – CEBID. Professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Advogada do NAJOP/UFOP. Vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFOP – CEP/UFOP.

Agenda: “Aconselhamento Genético e Responsabilidade Civil: as Ações por Concepção Indevida, Nascimento Indevido e Vida Indevida,” de Iara Antunes de Souza
Data: 09 de abril de 2014
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Terraço Leitura (Leitura Pátio Megastore – Avenida do Contorno, 6061 - 3º andar – Savassi)
Entrada Franca

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: