Arrastões em condomínios: Medidas preventivas garantem maior segurança

Publicado por: redação
28/05/2014 07:11 AM
Exibições: 41
A alta incidência de assaltos a condomínios nos últimos anos tem levado muitos edifícios a aprimorarem seus sistemas de segurança. Recentemente, o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) firmou convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com o objetivo de desenvolver ações integradas para coibir os arrastões em condomínios. Segundo a entidade, em 2013, foram registradas 12 ocorrências voltadas para o tema, e nos primeiros dias deste ano já aconteceram três arrastões em prédios da capital paulista.

Mesmo com todos esses novos aparatos, os condomínios continuam suscetíveis a assaltos. Investir apenas em tecnologia e parecerias com o Poder Público não são suficientes para melhorar a segurança dos prédios; é preciso treinar funcionários e convencer moradores de que é essencial adotar normas condominiais mais rígidas.
Segundo Rodrigo Karpat, especialista em Direito Imobiliário, consultor em condomínios e sócio do escritório Karpat Sociedade de Advogados, é necessário implantar medidas preventivas para garantir maior segurança ao condomínio. "A segurança é uma soma de fatores que incluem desde barreiras físicas e treinamento de funcionários, até a cooperação dos moradores", diz.

Ressarcimento de prejuízos
O especialista em Direito Imobiliário alerta também sobre a responsabilidade do condomínio em ressarcir os prejuízos em casos de assaltos ou ações criminosas. "No caso de furtos ou roubos dentro do condomínio ou nas unidades autônomas, o edifício não é responsável pelo ressarcimento do morador, uma vez que a segurança pública compete ao Estado. O condomínio será responsabilizado nos casos em que houver culpa do prédio, ou seja, quando houver envolvimento de um dos seus funcionários ou facilitação pela portaria, mesmo que de forma involuntária. E se o prédio tiver assumido a responsabilidade pela segurança, seja pela contratação de vigilantes ou se estiver previamente descrito na convenção", explica Rodrigo Karpat.

Veja abaixo 11 dicas do especialista sobre segurança de condomínios:

1. Instalar portão duplo nas entradas de pedestres do edifício (social e serviço)
2. Instalar portão duplo na entrada de veículos
3. Criar um espaço para entrega de objetos à portaria sem a abertura do portão (pizza, encomendas, remédios etc.)
4. Proibir que entregadores subam aos andares
5. Proibir informações sobre vendas e locações
6. Proibir a entrada de corretores sem autorização por escrito do proprietário
7. Realizar treinamento constante dos funcionários
8. Instalar câmeras de segurança nas áreas comuns
9. Telefone liberado na portaria
10. Garantir que a guarita esteja segura
11. Não permitir que funcionários saiam com uniformes do prédio

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: