Desembargadores discutem papel do Supremo e outros temas [Evento grátis] 

Publicado por: redação
14/08/2014 10:21 PM
Exibições: 21
Evento terá ainda debate sobre a Política de Drogas e o papel do Congresso

No próximo dia 28 de agosto, alguns dos mais importantes pensadores da atualidade nas áreas da cultura, justiça, jornalismo e política vão discutir os papéis do congresso e do supremo e políticas sobre as drogas no Brasil, durante a primeira edição do “Fórum da Cultura e Cidadania”. Aberto e gratuito ao público, o evento acontecerá no Auditório da Faculdade Impacta Tecnologia, em São Paulo, com transmissão simultânea para todo o País pelo portal www.forumdacultura.com.br.

Com mediação do jornalista e cineasta Adalberto Piotto, o debate da noite trará à tona opiniões sobre “O papel do Congresso e o papel do Supremo no modelo democrático brasileiro”. O debate será realizado entre o desembargador e ex-ministro do STJ Celso Limongi e Roberto Freire.

“A ideia é que sejam expostas diferentes óticas sobre os papéis do congresso e do supremo, e como atualmente eles se confundem ou se sobrepõe” explica Norton Flores organizador do Fórum.

Já no contexto histórico, o mestre em sociologia e escritor Marco Antonio Villa e o vereador e empresário de São Paulo Ricardo Young (PPS) apresentarão um painel sob o tema: “As histórias que a História do Brasil nos ensinou e não aprendemos”.

Drogas em discussão – Além dos debates sobre a atuação dos congressistas e magistrados, o tema “Política de drogas sob diferentes óticas” será discutido em painel com a participação do jornalista e representante da Rede Pense Livre, Denis Russo Burgierman, do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Walter Maierovitch e do professor e historiador Henrique Carneiro (USP) – protagonista da campanha pela legalização das drogas no Brasil. “É fundamental que tenhamos um aprofundamento sob pontos de vista divergentes para que o público participante possa tirar suas próprias conclusões a respeito do assunto” acrescenta Flores.

Ainda de acordo com Flores, outros fóruns devem ocorrer durante o ano para debater o cenário atual do Brasil, sob diversas óticas. “Um dos principais objetivos do Fórum é fazer com que as pessoas tenham uma melhor compreensão dos acontecimentos políticos, culturais e sociais do País e reflitam sobre os mesmos. E que desta forma deixem de ser meros espectadores e passem a ser participantes no processo de mudanças que o Brasil precisa passar nos próximos anos”, informa o organizador.

Ao vivo ou online – Estão reservados 100 lugares para o público que quiser assistir aos debates do Fórum da Cultura e Cidadania no Auditório da Faculdade Impacta de Tecnologia. As inscrições, tanto para o presencial quanto para acompanhar pela internet, devem ser realizadas diretamente no site www.forumdacultura.com.br.

AGENDA
19h30
Painel: Diferentes óticas sobre Política de Drogas no Brasil
  • Dr. Carlos Salgado, psicanalista;
  • Dr. Walter Maierovitch, desembargador;
  • Denis Russo Burgierman, representante da Rede Pense Livre;
  • Henrique Carneiro, professor;
Mediador: Adalberto Pioto, jornalista.

20h50
Painel: As histórias que a História do Brasil nos ensinou e não aprendemos
  • Ricardo Young, empresário e vereador;
  • Marco Antonio Villa, historiador e escritor.
21h20
Debate: O papel do Congresso e o Papel do Supremo no modelo democrático Brasileiro
  • Roberto Freire;
  • Dr. Celso Limongi Desembargador e Ex-Ministro do STJ.
Mediador: Adalberto Piotto, jornalista.

[Serviço]
Site: www.forumdacultura.com.br assista ao vivo e gratuitamente
Data: 28 de agosto de 2014
Horário: das 19h30 às 22h30
Local: Auditório da Faculdade Impacta Tecnologia
Endereço: Av. Rudge, 315, Barra Funda, São Paulo
Facebook: https://www.facebook.com/forumculturacidadania
Celso Luiz Limongi

Integrou a Magistratura Paulista, aposentando-se como Desembargador em 2011, após 42 anos de pleno exercício. Ex-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no biênio 2006/2007. Desembargador Convocado no Superior Tribunal de Justiça, de fev/2009 a mai/2011, integrando a Colenda 6ª Turma daquele Tribunal. Ex-Presidente da APAMAGIS – Associação Paulista dos Magistrados, no biênio 2004/2005. Ex-Professor da Escola Paulista da Magistratura. Atual Diretor Adjunto da Escola Nacional da Magistratura. Membro do IBCCrim – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Juízes para a Democracia. Professor de Direito Processual Civil e Direitos Humanos na UNIMESP – Universidade Metropolitana de São Paulo. Advogado em São Paulo.

Walter Maierovitch

Paulista, 60 anos, é comentarista da CBN, colunista da revista Carta Capital e colaborador da revista italiana Narco-Mafie.

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, é também professor de pós-graduação em direito penal e processual penal, além de professor-visitante da Universidade de Georgetown (Washington-EUA).

É conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas-Instituto Pimenta Bueno da Universidade de São Paulo (USP), ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República, titular da cadeira 28 da Academia Paulista de História

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: