Os perfis de liderança de Aécio Neves e Dilma Rousseff

Publicado por: redação
17/10/2014 12:19 AM
Exibições: 31
Por Fabio Santoro

Foco nos resultados. Convicção e firmeza. Planejamento e previsibilidade. Disciplina. Coragem gerencial. Inteligência emocional. Objetivo claramente definido. Ética com eficiência. Confiança e credibilidade. Transparência. Escuta ativa. Construção de um legado. Estas são algumas das características que compõem o perfil de liderança dos candidatos a presidência Aécio Neves e Dilma Rousseff. Cada um com seu estilo particular de liderança, um conjunto de habilidades e de competências que definem o seu perfil específico.

Aécio enfatiza a importância do planejamento e da previsibilidade no desempenho de suas funções como líder, buscando dar consistência e solidez aos objetivos inicialmente traçados, ou seja, aquilo que se espera atingir. O líder que não dispõe de um planejamento adequado e que não oferece previsibilidade para as ações de seu plano corre sérios riscos de fracassar. Em outras palavras, o líder que está pronto é aquele líder que se preparou.

Dilma, por sua vez, demonstra convicção e firmeza ideológica ao defender decisões tomadas durante seu mandato, a exemplo dos argumentos que sustentam a tese do chamado tripé macroeconômico. O líder precisa ter convicção de suas decisões, tendo e mantendo um posicionamento muito claro. Mesmo que as vezes o destino e os fatos possam mostrar ao líder que uma determinada decisão não era a mais adequada, o líder que não se posiciona quanto às suas decisões e convicções enfraquece a sua autoridade e prejudica a sua confiança e a sua credibilidade. Por outro lado, o líder precisa sempre assumir a responsabilidade por seus atos.

Aécio apresenta outra fundamental característica no perfil de um líder que é definir um objetivo (ou objetivos) claramente definidos. Como exemplo, podemos citar a clareza em seu objetivo no combate e no controle da variação anual média da inflação, na implementação de políticas públicas que visem o crescimento médio anual do PIB, no controle da taxa Selic, no aumento do superávit primário, entre outros. Ter um conjunto de objetivos claramente definidos mostra um sentido, um norte a ser seguido pelo líder e seus liderados, preenchendo de propósito as ações que se desdobram, rumo a atingir estes objetivos.

O líder precisa ter disciplina, caso queira colher resultados e ser efetivo na sua liderança. Dilma Rousseff demonstra ter muita disciplina quando busca com afinco dar continuidade ao propósito ideológico dos fundadores e principais líderes de seu partido, por ela representados. A disciplina advém do foco, que é a clareza e a precisão de um conjunto de ideias, concentrando energia e atenção a algo específico. O líder que não têm disciplina não desenvolve a concentração necessária para a execução prática do seu propósito, e não atinge seus objetivos.

Abertura e transparência são outras características fundamentais que devem nortear as atitudes e o perfil do líder. Aécio demonstrou tais habilidades quando foi questionado recentemente em entrevista ao Jornal Nacional, a respeito da construção de um aeroporto nas proximidades de uma fazenda pertencente à sua família no estado de Minas Gerais. Aécio respondeu abertamente a pergunta de forma clara em rede nacional, oferecendo riqueza de detalhes sobre o tema e colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. O líder que não age de maneira aberta e transparente diante não apenas de desafios, mas em qualquer situação associada ao seu relacionamento com pessoas, estará abrindo mão de componentes essenciais da liderança que são a empatia e a confiança.

Buscar descobrir semelhanças reais e oferecer elogios verdadeiros é uma habilidade do líder persuasivo. Pessoas gostam daquelas que se mostram semelhantes a elas, gerando afinidade e por consequência, conexão emocional. Dilma Rousseff busca regularmente trabalhar a componente da afinidade na sua liderança, tentando se aproximar em especial do público feminino, colocando-se na posição de mulher que também luta por sua família e pelos seus ideais, como todas as mulheres brasileiras deste país. O líder precisa criar conexão emocional com o seu público, e a afinidade é uma característica muito eficiente da influência na liderança.

Ambos, Dilma Rousseff e Aécio Neves, dispõem de características de liderança muito marcantes em seus perfis. A busca contínua por desenvolver e por complementar habilidades que tornem o líder mais assertivo e mais completo é o desafio mais relevante que o mesmo possa se engajar, caso tenha como objetivo deixar um legado por meio de pessoas que possuam um objetivo compartilhado.
Com este foco na pauta de desenvolvimento dos nossos líderes todos ganham - o Brasil e nós, brasileiros.

 

Fabio Santoro é presidente da Liderança Autêntica Educação Empresarial, empresa especializada em desenvolvimento de lideranças, vendas e excelência no atendimento ao cliente.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

  • Aecio X Dilma DL
Categorias:
Tags: