Pesquisa: Empresas que mais respeitam o consumidor

Publicado por: redação
12/12/2014 08:30 AM
Exibições: 103
Estudo exclusivo conduzido pela Shopper Experience, em parceria com o Centro de Inteligência Padrão, aponta que qualidade dos produtos e serviços e um bom atendimento são os atributos mais valorizados pelos clientes
São Paulo, 11 de dezembro de 2014 - Oferecer produtos de qualidade; contar com o atendimento de funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com os clientes em diferentes canais; prestar serviços de qualidade. Estes são apenas alguns dos atributos necessários às marcas que almejam figurar no ranking da 12ª edição da pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, conduzida pela Shopper Experience em parceria com o Centro de Inteligência Padrão.

Segundo as conclusões obtidas com o estudo, oferecer produtos de qualidade aos consumidores é sinônimo de respeito para 23% dos brasileiros. Já o atendimento de funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o cliente é extremamente relevante para 16% dos entrevistados. Para 12%, oferecer serviços de qualidade é essencial e apenas 9% dos entrevistados associam preço atrativo ao respeito por parte da marca. “Cada vez mais, os consumidores prezam por produtos e serviços de qualidade alinhados a um bom e ágil atendimento. Nesta edição do estudo, inclusive, a questão da agilidade se destacou, pois os clientes tendem a se estressar cada dia mais em filas, sejam elas no atendimento físico ou online”, afirma o especialista internacional em relações de consumo e varejo, Roberto Meir.

 

Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, há mais de uma década o estudo tem colaborado não apenas para melhorar e avaliar as relações de consumo no país, mas para detectar a real percepção do consumidor brasileiro. Pioneira no Brasil em pesquisas com clientes secretos, Stella afirma que o fato de o brasileiro associar o respeito à qualidade do produto é revelador. “Significa que o brasileiro saiu do patamar do consumo imediato – aquele que valoriza aspectos superficiais – para o consumo crítico. Na prática, a durabilidade é que está em questão, ou seja, quanto vou pagar e quanto vou usar”, analisa Stella.

 

A executiva acrescenta que a máxima “o brasileiro adora promoções” também está sofrendo alterações que revelam um novo perfil de consumo no país. “Somente 5% dos entrevistados apontou promoções, ofertas, brindes, sorteio e desconto como respeito ao consumidor. Na prática, significa que o brasileiro está iniciando um processo de fazer contas; não se deixar enganar facilmente por ações vazias de significado real – seja ganho financeiro ou produtos associados à compra”, afirma.

 

Ainda de acordo com esta edição, o estudo revelou que os setores Automóveis, Higiene Pessoal e Perfumariae Eletrodomésticos são os que mais respeitam os consumidores no país. O ranking geral da pesquisa traz as empresas: Sadia, Heineken, Ambev, P&G, Natura, Whirlpool, Samsung, Apple, Medley, Alpargatas, Adidas, Tigre, Brookfield, Honda, Volvo, Magazine Luiza, Grupo Zaffari, Walmart, Riachuelo, Raia Drogasil, Spoleto, BR Home Centers (Tend Tudo), Netshoes, Azul, GVT, Globo.com, Claro, SBT, O Estado de S. Paulo, Editora Globo, Itaú, Porto Seguro, Caixa, Visa, CEEE, Ultragaz, Comgás, Shell, Alelo e Correios.

 
Metodologia: com mais de 10 mil respostas válidas em pesquisa realizada em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, o estudo teve como objetivo identificar quais são as empresas – na percepção de homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos – que mais respeitam o consumidor e, para isso, contou com a realização de 1.718 entrevistas.

 

Abaixo, confira o ranking das empresas que mais respeitam os consumidores no Brasil:

 
POSIÇÃOEMPRESAPONTUAÇÃO
Volvo9,64
Honda9,15
Whirlpool9,10
Porto Seguro8,94
Natura8,86
BMW8,80
Audi8,78
Philips (Walita)8,72
Apple8,62
10ºGeneral Motors8,60
 

A seguir, confira o ranking setorial das empresas que mais respeitam os consumidores no Brasil:

 
ALIMENTOS: Sadia

CERVEJA: Heineken

REFRIGERANTE: AmBev

HIGIENE E LIMPEZA: P&G

HIGIENE PESSOAL E PERFUMARIA: Natura

ELETRODOMÉSTICOS: Whirlpool

ELETRÔNICOS: Samsung

NOTEBOOKS, ULTRABOOKS E TABLETS: Apple

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Medley

INDÚSTRIA DE CALÇADOS: Alpargatas

ARTIGOS ESPORTIVOS: Adidas

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: Tigre

CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Brookfield

CARRO NACIONAL: Honda

CARRO DE LUXO: Volvo

ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS: Magazine Luiza

SUPERMERCADOS: Zaffari Bourbon

HIPERMERCADOS: Walmart

LOJAS DE ROUPA: Riachuelo

CELULAR: Samsung

FARMÁCIA: Raia Drogasil

FAST FOOD: Spoleto

LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: TendTudo

LOJA VIRTUAL: Netshoes

CIA AÉREA: Azul

TV POR ASSINATURA: GVT

PROVEDOR DE INTERNET: GLOBO.COM

TELEFONIA FIXA: GVT

TELEFONIA MÓVEL: Claro

BANDA LARGA FIXA: GVT

BANDA LARGA MÓVEL: Claro

EMISSORA DE TV: SBT

JORNAL: O Estado de S. Paulo

EDITORA: Editora Globo

FINANCEIRA/CRÉDITO PESSOAL: Itaú

PREVIDÊNCIA PRIVADA: Porto Seguro

BANCO VAREJO: Caixa

BANDEIRA DE CARTÃO DE CRÉDITO: Visa

SEGURO SAÚDE OU ASSISTÊNCIA MÉDICA: Porto Seguro

SEGURO RESIDENCIAL/AUTOMÓVEL: Porto Seguro

FORNECEDOR DE ENERGIA: CEEE

GÁS DE USO RESIDENCIAL: ULTRAGAZ

GÁS ENCANADO: Comgás

POSTO DE COMBUSTÍVEL: Shell

BENEFÍCIO REFEIÇÃO: Alelo

SERVIÇO PÚBLICO: Correios

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: