Final de ano eleva os riscos de roubo nas operações logísticas

Publicado por: redação
12/12/2014 08:41 AM
Exibições: 77
Diante de números alarmantes em roubos e furtos de cargas, o final do ano é uma época em que os cuidados devem ser redobrados, em razão do abastecimento do comércio para as festas de Natal e Reveillon.

Apesar dos esforços, a cada dia são registrados aumentos frequentes da criminalidade principalmente neste período sazonal. As indústrias descarregam no mercado um volume extraordinário de mercadorias, que induzem as transportadoras a adotarem medidas descontroladas para atenderem esta demanda. Buscam motoristas que não possuem vínculo ou histórico com a empresa, trazendo para as suas operações não só os profissionais de bem com perfil adequado, como também oportunistas e membros  de quadrilhas especializadas no roubo de cargas.

As seguradoras por sua vez somam indenizações que, muitas vezes, podem comprometer o resultado de um ano inteiro da sua carteira de seguros de transportes.

De acordo com Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny, empresa especializada em gerenciamento de riscos na área de transportes e logística, "de maneira geral, as estatísticas mostram um quadro pessimista sem melhorias a curto prazo, porém as empresas que têm inserido programas de gerenciamento de riscos em suas operações desafiam os números conquistando melhores resultados".

"Ações básicas de gerenciamento de riscos como pesquisa e adequação  do perfil do motorista contratado, serviços de inteligência e tecnologias embarcadas que direcionam os órgãos de segurança pública ao local exato do delito, otimiza a estrutura policial disponível e contribui para a prisão de meliantes e recuperação das cargas", diz.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: