Coleção “Conversas sobre cidadania” debate temas como dinheiro público e sustentabilidade com a garotada

Publicado por: redação
03/02/2015 06:46 AM
Exibições: 55
Com temas muito atuais, no momento em que discute ética e sociedade, a Editora FTD lança dois novos volumes e renova toda a coleção, com novo projeto gráfico, seções e imagens.
Falar sobre cidadania com crianças e adolescentes é uma tarefa árdua. Sem a adequada apresentação e abordagem, torna-se cansativa e não prende a atenção da garotada. A coleção paradidática Conversas sobre Cidadania, de Edson Gabriel Garcia (Editora FTD), acaba de crescer, com o lançamento de dois novos volumes: Dinheiro Público e Empreendedorismo e Sustentabilidade. Totalizando agora nove obras, estimula, através de histórias desenvolvidas a partir do cotidiano escolar, a reflexão e o debate dessas questões entre os estudantes, de forma leva e natural.

“São temas atualíssimos, presentes no cotidiano de todos nós, como o dinheiro público, tão mal usado no País, e a questão da sustentabilidade, com uma abordagem que aposta em saídas sociais que respeitem as individualidades, o meio ambiente e o crescimento econômico. Ambos são assuntos inéditos em obras para jovens, com abordagem bem próxima do nosso cotidiano”, destaca o autor.

Dinheiro público – O que é, de onde vem e para onde vai conta a história dos habitantes do bairro Nova Esperança. Ao perceberem que a chuva no local não para, os moradores passam a temer o pior, o que de fato acontece: um córrego, há muito tempo acomodado, transborda. Sem ter aonde ir, as pessoas procuram abrigo na escola local. A prefeitura, além de não resolver o problema, construía um viaduto caríssimo. Dessa forma, a comunidade mobiliza-se para exigir o bom uso do dinheiro público.

O volume Empreendedorismo e sustentabilidade – valores, escolhas e projeto de vida acompanha a iniciativa de uma diretora de escola que incentiva mães de alunos a criarem um negócio próprio com seu talento para trabalhos artesanais. O livro fala do empreendedorismo social, movimento que considera gerar rendimentos, ao mesmo tempo em que muda a vida de pessoas de comunidades pobres. O tema ganha foco ainda mais atual ao tratar também da sustentabilidade.

Garcia explica que o cenário de quase todos os livros da coleção é formado por duas bases: um núcleo na comunidade e outro na escola. “Nesta, porque é o local da aprendizagem por excelência, da discussão e da construção do conhecimento. Muitas escolas abrem-se à comunidade e fazem excelente parceria com ela. Comunidade, porque, para além da escola, é nela que a vida acontece, os problemas aparecem e as soluções também. E, claro, por eu ter sido professor e diretor de escola – por opção profissional –, este é um cenário que conheço muito bem. E sua relação com a comunidade também”.

Edições renovadas – Além dos dois lançamentos, a coleção Conversas sobre Cidadania conta com sete outras obras: Uma conversa de muita gente, De olhos bem abertos, A febre do planeta, O jeito de cada um e No mundo do consumo, destinadas ao Ensino Fundamental I; e As caras da violência e Vivemos juntos, para o Ensino Fundamental II. Todas elas ganharam edições renovadas, com novos projetos gráficos, seções, glossário e fotos.

“Atualizamos os textos, quando necessário, acatando sugestões, de olho nas questões mais urgentes da atualidade. Foi um processo longo, pois são muitos livros, mas muito prazeroso”, explica Edson.

Para ele, crianças e jovens têm prazer em debater os temas propostos pelas obras. “Crianças e jovens adoram literatura e, não tenho dúvidas, gostam muito desse tipo de livro, cuja temática o introduz na cidadania real, ativa”, observa.

O autor

Edson Gabriel Garcia nasceu em Nova Granada (SP). Foi para São José do Rio Preto, onde fez o curso de Pedagogia. Em São Paulo, onde mora até hoje, foi professor, coordenador e diretor de escolas.

Cursou pós-graduação em Educação e Comunicação. É autor de livros didáticos de Língua Portuguesa e de paradidáticos sobre cidadania e valores para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Escreveu diversos livros para crianças e jovens, dentre eles O diário de Biloca, Treze contos, O tesouro perdido do Gigante Gigantesco, Sete gritos de terror e as coleções Tantas histórias e Meninos & Meninas.

Informações técnicas – Dinheiro Público
Autor: Edson Gabriel Garcia
Ilustradora: Tel Coelho
Páginas: 64
Recomendação: a partir do 6o ano
Preço sugerido: R$ 34,00


Informações técnicas – Empreendedorismo e sustentabilidade
Autor: Edson Gabriel Garcia
Ilustradora: Psonha Camacho
Páginas: 64
Recomendação: a partir do 6o ano
Preço sugerido: R$ 34,00

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: