Sob fogo cruzado

Publicado por: redação
15/04/2010 10:08 PM
Exibições: 39

Sob fogo cruzado

 

O livro desmistifica o contexto de separação, quase sempre considerado um problema, e mostra que os conflitos conjugais são muito mais prejudiciais para crianças e adolescentes. Recorrer ao Judiciário para resolver os conflitos quase sempre resulta em mais dor para os filhos.
A partir de 1977, quando o divórcio foi legalmente reconhecido no Brasil, as famílias passaram por grandes transformações. Hoje, é cada vez maior o número de crianças e adolescentes que convivem com novas configurações familiares. Partindo dessa realidade, o livro Sob fogo cruzado - Conflitos conjugais na perspectiva de crianças e adolescentes (168 p., R$ 39,90), lançamento da Editora Ágora, aborda os efeitos das crises conjugais na criação dos filhos e as concepções dos adolescentes sobre os relacionamentos familiares. Em uma análise detalhada, a psicóloga e psicodramatista Maria Dolores Cunha Toloi revela que os conflitos entre os pais, mais do que o próprio divórcio, provocam danos cognitivos e emocionais nos filhos; e que, quando a disputa chega ao judiciário, esses danos são ainda maiores. Sugere também a utilização do teatro espontâneo como procedimento clínico-social para ajudar crianças e adolescentes a enfrentar as discórdias interparentais.

Inédito na abordagem do tema, o livro é indicado a todos que estudam a família e a sociedade e também aos pais. Resultado da tese de doutorado defendida pela autora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a obra aborda, em cinco capítulos, temas como conflito conjugal no Judiciário brasileiro, os direitos das crianças e dos adolescentes, a dinâmica dos relacionamentos familiares, os efeitos dos conflitos conjugais sobre os filhos, como os adolescentes enfrentam conflitos conjugais, entre outros.

Especialista em psicologia clínica e jurídica, a autora mostra que os conflitos conjugais prejudicam crianças e adolescentes. A obra apresenta uma proposta de sociodrama temático que teve grande sucesso na investigação com adolescentes oriundos de famílias de classe média paulistana. Numa época em que a agressividade dá a tônica em quase todas as esferas sociais, Maria Dolores mostra ainda que a melhora na comunicação entre os pais, obtida por intermédio da mediação de conflitos, constitui excelente alternativa às contendas que se arrastam no Judiciário brasileiro. "O livro deverá ajudar o leitor a avaliar e compreender os conflitos conjugais como pilares do convívio familiar", complementa.

Para a autora, as mudanças ocorridas no âmbito das famílias contemporâneas influenciam as questões sociais, políticas e jurídicas do país. "Constatei que os filhos são vítimas de abusos psicológicos e morais", afirma a psicóloga. O objetivo do livro, segundo ela, é denunciar a prática dessa violência nas famílias.

Maria Dolores apresenta pesquisas sobre conflito e conjugalidade, expõe as referências e os resultados de trabalhos executados em contextos com alto nível de conflitos e hostilidade familiar, e aborda os aspectos do desenvolvimento da síndrome de alienação parental - um distúrbio que ocorre no contexto de disputa judicial da guarda de filhos em que um dos pais programa a criança para que odeie ou evite o outro sem justificativa. Ela destaca também o procedimento de pesquisa utilizado com 45 adolescentes nos sociodramas temáticos, desenvolvidos por meio do teatro espontâneo, e revela os resultados da pesquisa sobre como os filhos compreendem e enfrentam os conflitos conjugais.

Em suas considerações finais, a autora mostra as repercussões das questões sobre conflitos conjugais nos campos clínico-social, de pesquisa e judiciário. "Isso deve ajudar no trabalho dos profissionais da área de saúde mental e dos representantes da Justiça", afirma. O objetivo, diz ela, é induzi-los na direção de um contexto mais cooperativo, em que se utilizem dispositivos pedagógicos e terapêuticos na prática com as famílias contemporâneas.

A autora

Maria Dolores Cunha Toloi é psicóloga e psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae e pelo Instituto de Psicodrama J. L. Moreno. Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), mestre em Psicologia pela Universidade de Michigan (EUA) e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é professora-supervisora didata pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap) e docente do departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae.

Título : Sob fogo cruzado - Conflitos conjugais na perspectiva de crianças e adolescentes
Autora: Maria Dolores Cunha Toloi
Editora: Ágora
Preço: R$ 39,90
Páginas: 168
ISBN: 978-85-7183-065-3
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.editoraagora.com.br

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: