São Paulo apresenta as melhores oportunidades de trabalho para graduados no Brasil

Publicado por: redação
09/02/2018 03:54 AM
Exibições: 90

São Paulo, fevereiro de 2018 - O Indeed, maior ferramenta online de buscas de empregos no mundo, analisou alguns dos cursos mais concorridos na Fuvest 2018, um dos vestibulares mais importantes do País, e comparou com as vagas abertas na plataforma para essas áreas: Direito, Arquitetura, Psicologia, Medicina e Engenharia.

O Indeed avaliou a oferta de vagas nos últimos três anos. Das áreas citadas, Direito é a carreira que apresenta a maior quantidade de vagas - com um aumento de 175% de vagas postadas entre 2016 e 2017. A porcentagem de vagas postadas nas áreas de Medicina e Engenharia diminuíram no último ano, 2% e 30%, respectivamente. As vagas nas áreas de Arquitetura e Psicologia continuam crescendo com um aumento de 46% e 11%, respetivamente.


ÁreaÁreas vs mudança na postagem de vagas no último ano
*mudança percentual com base no total de vagas criadas nos últimos três anos no Estado de São Paulo
Direito175%
Arquitetura46%
Psicologia11%
Medicina-2%
Engenharia-30%

O Indeed trouxe também uma relação entre a quantidade de vagas em aberto e a quantidade de candidatos em busca por vagas nas áreas mencionadas. Esse fenômeno é conhecido como talent mismatch. O talent mismatch é a relação entre o número de vagas em aberto, relacionada ao número de cliques. Isso demonstra que o desemprego nem sempre se caracteriza por falta de vagas em aberto, mas se dá, muitas vezes, pela dificuldade em preencher essas posições. Das cinco áreas, o maior talent mismatch é na médica.

No último ano, 53% de todas as vagas nestas cinco áreas combinadas, a nível nacional, se encontram concentradas no Estado de São Paulo. E 55% das novas vagas em aberto são referentes a área legal (direito) e 33% referente à médica. Para Chris McDonald, vice-presidente de Vendas do Indeed para Brasil e Ásia Pacífico “os tipos de vagas que os candidatos estão procurando são surpreendentemente as mais tradicionais. Isso pode indicar que os jovens estão buscando por profissões mais consolidadas e consequentemente por segurança, sem arriscar em novas áreas, já que o primeiro emprego é uma dificuldade enfrentada por quem está ingressando no mercado de trabalho”.

Isso alerta também para o fato de que outras áreas precisam atrair talentos e despertar interesse nos novos profissionais. “Os jovens estão em busca de empresas transformadoras. Além de oferecer plano de carreira, salários e benefícios competitivos, é preciso entender o que os profissionais esperam das empresas. As pessoas estão buscando cada vez mais flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e qualidade de vida” completa.

Outra possível explicação é a influência que a família exerce na escolha da profissão dos filhos. “O filósofo Jean Piaget explica que durante a convivência diária, principalmente com os pais, construímos nossos valores e preferências. Portanto, a influência dos pais e de pessoas próximas pode determinar as escolhas futuras, mesmo que indiretamente”, conclui.

Sobre o Indeed

Mais pessoas encontram trabalho pelo Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é a ferramenta de buscas de emprego # 1 no mundo e permite que os candidatos busquem milhões de empregos na web ou no celular em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 200 milhões de pessoas por mês pesquisam empregos, publicam currículos e pesquisam por empresas no Indeed, fonte # 1 de contratações externas para milhares de empresas (fontes: SilkRoad e iCIMS).

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: