Mulheres são frequentemente vítimas de assédio sexual no trabalho, mas...

Publicado por: redação
31/03/2021 01:25 AM
Exibições: 199

...poucas reclamações chegam a um tribunal

 

As alegações de assédio sexual contra o governador de Nova York, Andrew Cuomo, incluindo pelo menos três de assessores atuais ou ex-assessores, são um lembrete de como toques indesejados, proposições e outros comportamentos inadequados são comuns no local de trabalho.
Minha pesquisa recente explora a prevalência de ambientes de trabalho tóxicos - como o descrito em Albany, Nova York - e quão surpreendentemente comum é o assédio sexual no trabalho.
Descobri que, mesmo quando as mulheres tentam encontrar justiça processando seus supostos agressores, seus casos raramente chegam a um tribunal.

Uma experiência muito comum

Minha extensa revisão de vários estudos, pesquisas e relatórios mostra que o assédio sexual no trabalho é uma ocorrência muito comum para as mulheres, independentemente da idade ou nível de renda .
Os numerosos estudos e pesquisas revelam que a proporção de mulheres que sofrem assédio sexual no trabalho pode ser tão baixa quanto 25% ou tão alta quanto 75% . Os números reais variaram consideravelmente, dependendo da indústria, localização e como a pergunta foi formulada, mas geralmente eram bastante elevados.
Esse tipo de conduta ilegal ocorre em todos os setores da economia, mas estudos recentes mostram uma alta prevalência de conduta sexualmente hostil associada a trabalhadores na economia de gig e na indústria de fast-food .
Ganhar reivindicações fica mais difícil
Talvez o mais preocupante seja a percepção - e triste realidade - de que se envolver nessa conduta não resultará em consequências reais. De fato, entre as mulheres que experimentaram avanços sexuais indesejados no local de trabalho, quase todas relataram que os assediadores do sexo masculino geralmente ficam impunes .
Minha análise da jurisprudência e dos dados confirmam isso.
grande maioria das reclamações de assédio sexual é processada por meio dos tribunais civis e do Título VII da Lei dos Direitos Civis de 1964 . Ao contrário do processo penal, os demandantes civis podem entrar com uma ação por danos e o ónus da prova é menor nesses casos.
Além disso, os casos criminais geralmente exigem uma conduta mais flagrante , como uma agressão sexual, embora algumas ações possam ser processadas em ambos os tribunais.
De acordo com o Título VII , as vítimas de assédio podem processar seu empregador por conduta sexual considerada indesejável, severa ou generalizada e quando o empregador falhou em agir adequadamente.
A Suprema Corte levanta a barra
Mas, à medida que a Suprema Corte se tornou cada vez mais conservadora sob o comando do chefe de justiça John Roberts, ela acrescentou obstáculos processuais adicionais para todas as vítimas de discriminação no emprego, incluindo aquelas que buscam alegações de assédio sexual.
Mais notavelmente, em casos iniciados em 2007 e 2009 , a Suprema Corte articulou um novo padrão rígido para ações civis - que os demandantes devem alegar um pedido de reparação “plausível” - o que torna muito mais difícil para as vítimas no local de trabalho trazê-los.
O padrão de plausibilidade é particularmente difícil para os demandantes de discriminação no emprego satisfazerem. Essas reivindicações geralmente exigem uma demonstração de intenção discriminatória, o que pode ser difícil de estabelecer no início de um caso.
O tribunal também tornou mais difícil para as mulheres agregar suas reivindicações de discriminação depois que aumentou o limite para todas as ações coletivas em um caso de 2011 envolvendo o Walmart . Isso aumentou o nível de exigência para as mulheres que processam seus empregadores, alegando discriminação salarial e promoção. O mesmo padrão mais elevado agora se aplica também a alegações de assédio sexual de ação coletiva.
Muitas vezes, é mais fácil para a vítima prevalecer quando um supervisor está envolvido na conduta ilegal porque, quando um ambiente de trabalho hostil é estabelecido, o ônus da prova recai sobre o empregador para mostrar que agiu com responsabilidade. Mas em 2013, o tribunal mudou quem conta como supervisor no local de trabalho, limitando-o a alguém com o poder de contratar, demitir, promover ou afetar de forma tangível o emprego do acusador.
Uma análise descobriu que isso resultou rapidamente em 43 demissões.
As alegações de assédio sexual com a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA, a agência federal criada para administrar e fazer cumprir as leis de direitos civis contra a discriminação no local de trabalho, permaneceram bastante consistentes na última década. Dos 6.500 a 8.000 casos ou mais a cada ano, apenas cerca de 3% a 6% chegam a um julgamento com júri .
O que acontece com os milhares de outros casos é menos claro por causa das muitas variáveis ​​e padrões de relatórios mistos. Os casos podem ser encerrados no início do caso, durante a descoberta ou mesmo antes do julgamento. Compilar esses dados de qualquer maneira significativa pode ser difícil , senão impossível.
Para aumentar esse problema, muitos outros casos são resolvidos, geralmente de acordo com um acordo de sigilo , o que significa que as partes não podem falar sobre o que está nele, então o resultado exato nesses casos pode nunca ser conhecido publicamente. Na verdade, muitas reivindicações potenciais podem até mesmo ser resolvidas antes que um caso seja arquivado, distorcendo ainda mais os dados do caso nesta área.
O governador Cuomo resistiu aos apelos para renunciar. Brendan McDermid / Foto da piscina via AP
Reivindicações rejeitadas
Minha análise de algumas denúncias de assédio individual ainda é bastante reveladora e mostra que os tribunais estão - em muitos casos - falhando em dar a essas denúncias a atenção que merecem. Esses tribunais parecem estar exigindo um nível de detalhe quase impossível por parte dos demandantes no início do caso.
Por exemplo, em um caso recente, um tribunal federal indeferiu uma ação na qual a suposta vítima, um agente de atendimento ao cliente e assistente administrativo, afirmou em parte que seu colega esfregou os órgãos genitais em suas nádegas . Ao rejeitar a reclamação, o tribunal considerou as alegações insuficientes , concluindo que a vítima "não oferece detalhes factuais suficientes que permitam ao tribunal inferir razoavelmente a frequência com que as ações [do colega de trabalho] ocorreram durante seu curso emprego com [o empregador]. ”
Outro tribunal indeferiu uma ação na qual a suposta vítima, que trabalhava como zeladora em uma fábrica , sustentou que foi instruída por um gerente a não falar com outros trabalhadores sem permissão "porque ela era uma mulher casada" e que seus colegas de trabalho seria "tentar farejar isso". O tribunal considerou que a trabalhadora não alegou detalhes suficientes na reclamação para fornecer "fatos suficientes para elevar seu direito à reparação acima do nível especulativo".
E em um caso em que uma funcionária da prisão alegou que era obrigada a observar enquanto "uma visitante se masturbava na frente de um preso" e ouviu uma linguagem obscena, o tribunal concluiu que não havia "uma reclamação plausível de ambiente hostil", em pelo menos parcialmente, como resultado da crença do tribunal de que o trabalhador não pôde estabelecer que qualquer uma das condutas ocorreu "por causa do sexo do Requerente". Para chegar a essa decisão, o tribunal baseou-se especificamente no novo padrão de plausibilidade rígido adotado pela Suprema Corte.
Dada a dificuldade que as mulheres enfrentam nessas reivindicações, pode não parecer surpreendente que Cuomo tenha montado uma defesa e resistido aos apelos para renunciar não apenas de seus rivais republicanos, mas também de membros de seu próprio Partido Democrata.
Até que os empregadores e outras pessoas sejam responsabilizados em tribunal por este tipo de conduta de assédio ilegal, acredito que não haverá qualquer alívio para milhares de vítimas de assédio sexual.
 

Oliver Ellsworth Professor de Prática Federal e Professor de Direito da Universidade da Carolina do Sul

Originalmente Publicado por: The Conversation

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: