Mídia social um estopim sempre aceso

Publicado por: redação
05/04/2021 12:45 AM
Exibições: 60
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Como a mídia social transforma discussões online entre adolescentes em  violência do mundo real

 

A mortal insurreição no Capitólio dos Estados Unidos em janeiro expôs o poder da mídia social de influenciar o comportamento no mundo real e incitar a violência. Mas muitos adolescentes, que passam mais tempo nas redes sociais do que todas as outras faixas etárias, sabem disso há anos.


“Nas redes sociais, quando você discute, algo tão pequeno pode se transformar em algo tão grande tão rápido”, disse Justin, um jovem de 17 anos que mora em Hartford, Connecticut, durante um de meus grupos de pesquisa. (Os nomes dos participantes foram alterados neste artigo para proteger suas identidades.)


Nos últimos três anos, estudei como e por que a mídia social desencadeia e acelera a violência offline . Em minha pesquisa , conduzida em parceria com a iniciativa de paz baseada em Hartford, COMPASS Youth Collaborative , entrevistamos dezenas de jovens de 12 a 19 anos em 2018. Suas respostas deixaram claro que a mídia social não é uma plataforma de comunicação neutra.
Em outras palavras, a mídia social não está apenas refletindo os conflitos que acontecem nas escolas e nas ruas - ela está se intensificando e desencadeando novos conflitos. E para os jovens que vivem em bairros urbanos desprivilegiados, onde armas de fogo podem estar prontamente disponíveis, essa dinâmica pode ser mortal.


Batendo na internet


Isso pode resultar em um fenômeno que os pesquisadores da Universidade de Columbia cunharam "batendo na internet". Diferente do cyberbullying, o internet banging envolve provocações, insultos e discussões nas redes sociais entre pessoas em grupos rivais, panelinhas ou gangues. Essas trocas podem incluir comentários, imagens e vídeos que levam a lutas físicas, tiroteios e, no pior dos casos, a morte .


Estima-se que o adolescente americano típico usa a mídia de tela mais de sete horas por dia, com o adolescente médio diariamente usando três formas diferentes de mídia social. Filmes como “ O Dilema Social ” destacam que as empresas de mídia social criam plataformas viciantes por design, usando recursos como rolagem ilimitada e notificações push para manter os usuários infinitamente envolvidos.


De acordo com os jovens que entrevistamos, quatro recursos de mídia social em particular aumentam os conflitos: comentários, transmissão ao vivo, compartilhamento de fotos / vídeos e marcação.

 

Comentários e transmissões ao vivo

A característica mais frequentemente implicada em conflitos de mídia social, de acordo com nossa pesquisa com adolescentes, foram os comentários. Aproximadamente 80% dos incidentes que eles descreveram envolveram comentários, que permitem que os usuários das redes sociais respondam publicamente ao conteúdo postado por outras pessoas.


Taylor, 17, descreveu como os comentários permitem que pessoas fora de seu grupo de amigos “exagerem” os conflitos online: “No Facebook, se eu tiver uma discussão, serão principalmente os estranhos que estarão nos hipnotizando ... Porque a discussão poderia já foi feito, mas você tem estranhos dizendo, 'Oh, ela vai bater em você.' ”


Enquanto isso, a transmissão ao vivo pode atrair rapidamente um grande público para assistir ao conflito em tempo real. Quase um quarto dos participantes do grupo de foco implicou o Facebook Live, por exemplo, como um recurso que aumenta o conflito.
Brianna, 17, compartilhou um exemplo em que sua prima disse a outra garota para ir à sua casa para lutar no Facebook Live. “Mas lembre-se, se você tem cerca de 5.000 amigos no Facebook, metade deles assistindo ... E a maioria deles provavelmente mora na área em que você mora. Você tem algumas pessoas que vão ficar tipo, 'Oh, não lute. ' Mas na maioria, todo mundo diria, 'Oh, sim, lute.' ”


Ela passou a descrever como três “amigos” do Facebook que estavam assistindo à transmissão ao vivo pararam em carros na frente da casa com câmeras, prontos para gravar e postar qualquer luta.

 

Estratégias para parar a violência

Os adolescentes tendem a se definir por meio de grupos de pares e são muito antenados com desprezo por sua reputação. Isso dificulta a resolução pacífica dos conflitos nas redes sociais. Mas os jovens com quem falamos sabem muito bem como a mídia social molda a natureza e a intensidade dos conflitos.


Uma descoberta importante de nosso trabalho é que os jovens muitas vezes tentam evitar a violência resultante das redes sociais. Aqueles em nosso estudo discutiram quatro abordagens para fazer isso: evasão, diminuição da escala, buscar ajuda e intervenção de espectador.


Evitar envolve exercer autocontrole para evitar conflitos em primeiro lugar. Como explicou Diamond, de 17 anos, “Se eu estiver navegando e vendo algo e sinto que tenho que comentar, irei [para] comentar e falarei 'Espere aí, espere, não . ' E eu simplesmente começo a excluí-lo e digo a mim mesmo ... 'Não, cuide da minha vida.' ”


Buscar apoio envolve pedir ajuda a colegas, familiares ou professores. “Quando vejo um conflito, faço uma captura de tela e envio para meus amigos em nosso bate-papo em grupo e rio sobre isso”, disse Brianna, 16 anos. Mas há um risco nessa estratégia, Brianna observou: “Você pode capturar algo no Snapchat e ele dirá à pessoa que você fez a captura de tela e ela ficará tipo, 'Por que você está capturando minhas coisas?' ”


A estratégia de deescalonamento envolve tentativas, por parte dos envolvidos, de desacelerar um conflito de mídia social conforme ele acontece. No entanto, os participantes não puderam relatar um exemplo dessa estratégia funcionando, dada a intensa pressão que eles sofrem com os comentários das redes sociais para proteger a reputação de alguém.


Eles enfatizaram que a estratégia de intervenção do espectador era mais eficaz offline, longe da presença de um público online. Um amigo pode iniciar uma conversa offline com um amigo envolvido para ajudar a traçar estratégias como evitar violência futura. Intervir online é muitas vezes arriscado, de acordo com os participantes, porque o interventor pode se tornar um novo alvo, tornando o conflito ainda maior.

 

A pressão dos colegas se torna viral

Os jovens estão bem cientes de que o número de comentários que uma postagem recebe, ou quantas pessoas estão assistindo a uma transmissão ao vivo, pode tornar extremamente difícil sair de um conflito assim que ele começa.


Jasmine, de 15 anos, compartilhou: “No Facebook, há tantos comentários, tantos compartilhamentos e eu sinto que a outra pessoa sentiria que seria um punk se não desse um passo, então eles se equilibram embora eles provavelmente, no fundo, realmente não queiram pisar. ”


Há um consenso crescente entre os dois principais partidos políticos dos Estados Unidos de que as grandes empresas de tecnologia por trás dos aplicativos de mídia social precisam ser regulamentadas com mais rigidez. Grande parte da preocupação tem se concentrado nos perigos da liberdade de expressão não regulamentada .


Mas do ponto de vista dos adolescentes com quem falamos em Hartford, o conflito que ocorre nas redes sociais também é uma ameaça à saúde pública. Eles descreveram várias experiências de ficar online sem a intenção de lutar e ser puxado para um conflito online que acabou em violência armada. Muitos jovens estão improvisando estratégias para evitar conflitos nas redes sociais. Acredito que pais, professores, legisladores e engenheiros de mídia social devem ouvir atentamente o que estão dizendo.
 

Por 

Professora Assistente de Serviço Social, Universidade de Connecticut

Integralmente Produzido e Publicado por: The Conversation

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: