Está chegando o Dr. Robô, a Inteligencia Artificial na era jurídica

Publicado por: redação
10/08/2021 05:10 AM
Exibições: 296
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

I am an automatic lawyer

 

Imagine o que um advogado faz em um determinado dia: pesquisando casos, redigindo briefs, aconselhando clientes. Embora a tecnologia tenha mordido as bordas da profissão jurídica por algum tempo, é difícil imaginar essas tarefas complexas sendo feitas por um robô.
 

E são essas tarefas complicadas e personalizadas que levaram os tecnólogos a incluir advogados em uma categoria mais ampla de empregos que são considerados bastante seguros de um futuro de robótica avançada e inteligência artificial.
 

Mas, como descobrimos em uma recente colaboração de pesquisa para analisar documentos jurídicos usando um ramo da inteligência artificial conhecido como aprendizado de máquina , os trabalhos de advogados são muito menos seguros do que pensávamos. Acontece que você não precisa automatizar completamente uma tarefa para alterá-la fundamentalmente. Tudo que você precisa fazer é automatizar parte disso.
 

Embora isso possa ser uma má notícia para os advogados de amanhã, pode ser ótimo para seus futuros clientes - especialmente aqueles que têm problemas para obter assistência jurídica.

 

A tecnologia pode ser imprevisível

Nosso projeto de pesquisa - no qual colaboramos com cientistas da computação e linguistas do MITER , uma organização sem fins lucrativos com financiamento federal dedicada à pesquisa e desenvolvimento - não era para ser sobre automação. Como professores de direito , estávamos tentando identificar as características do texto de peças jurídicas bem-sucedidas e malsucedidas.
 

Reunimos um pequeno cache de resumos jurídicos e opiniões de juízes e processamos o texto para análise.
 

Uma das primeiras coisas que aprendemos é que pode ser difícil prever quais tarefas são facilmente automatizadas. Por exemplo, citações em um brief - como “Brown v. Board of Education 347 US 483 (1954)” - são muito fáceis para um humano distinguir e separar do resto do texto. Não é assim para software de aprendizado de máquina, que tropeçou na tempestade de pontuação dentro e fora da citação.
 

Era como aquelas caixas de “Captcha” que você deve preencher em sites para provar que não é um robô - um humano pode facilmente localizar um poste de telefone, mas um robô ficará confuso com todo o ruído de fundo na imagem.
 

Um atalho de tecnologia

Depois de descobrir como identificar as citações, inadvertidamente tropeçamos em uma metodologia para automatizar um dos aspectos mais desafiadores e demorados da prática jurídica: a pesquisa jurídica.
 

Os cientistas do MITER usaram uma metodologia chamada “análise gráfica” para criar redes visuais de citações legais. A análise do gráfico nos permitiu prever se um briefing “venceria” com base no desempenho de outros briefs quando incluíam uma citação específica.
 

Mais tarde, porém, percebemos que o processo poderia ser revertido. Se você fosse um advogado respondendo às instruções da outra parte, normalmente teria que pesquisar laboriosamente os casos certos para citar usando um banco de dados caro. Mas nossa pesquisa sugeriu que poderíamos construir um banco de dados com software que apenas diria aos advogados os melhores casos para citar. Tudo que você precisa é alimentar o briefing do outro lado na máquina.
 

Agora, não construímos realmente nossa máquina de atalho de pesquisa. Precisaríamos de uma montanha de relatórios de advogados e opiniões judiciais para fazer algo útil. E pesquisadores como nós não têm acesso gratuito a dados desse tipo - até mesmo o banco de dados administrado pelo governo conhecido como PACER cobra por página.
 

Mas mostra como a tecnologia pode transformar qualquer tarefa extremamente demorada para os humanos em uma tarefa em que o trabalho pesado pode ser feito com o clique de um botão.
 

As máquinas de costura não substituíram as costureiras, mas mudaram consideravelmente o trabalho. AP Photo / Clarence Hamm

 

Uma história de automação parcial

Automatizar as partes difíceis de um trabalho pode fazer uma grande diferença tanto para quem está executando o trabalho quanto para os consumidores do outro lado da transação.
 

Considere, por exemplo, um guindaste hidráulico ou uma empilhadeira mecânica . Embora hoje as pessoas pensem em operar um guindaste como um trabalho manual, essas máquinas motorizadas foram consideradas dispositivos que economizam trabalho quando foram introduzidas porque suplantaram a força humana envolvida na movimentação de objetos pesados.
 

Empilhadeiras e guindastes, é claro, não substituíram as pessoas. Mas, assim como automatizar a rotina da pesquisa jurídica, as máquinas elétricas multiplicaram a quantidade de trabalho que uma pessoa poderia realizar em uma unidade de tempo.
 

A automação parcial de máquinas de costura no início do século 20 oferece outro exemplo. Na década de 1910, as mulheres que trabalhavam em fábricas têxteis não eram mais responsáveis ​​por costurar em uma única máquina - como você faria hoje em uma máquina de costura doméstica - mas por disputar uma máquina de nível industrial com 12 agulhas costurando 4.000 pontos por minuto. Essas máquinas podiam executar automaticamente todo o trabalho exigente de bainha, costuras e até mesmo costurar o " corte de bordados de roupas íntimas brancas ". Como um piloto de avião voando no piloto automático, eles não estavam costurando, mas monitorando a máquina em busca de problemas.
 

A transição foi ruim para os trabalhadores? Talvez um pouco, mas foi uma bênção para os consumidores. Em 1912, as mulheres que folheavam o catálogo de pedidos pelo correio da Sears tinham a opção de escolher entre “gavetas” com enfeites bordados à mão premium e uma opção de bordado à máquina muito mais barato.
 

Da mesma forma, a automação pode ajudar a reduzir o custo dos serviços jurídicos, tornando-o mais acessível para as muitas pessoas que não podem pagar um advogado.

 

Advocacia faça você mesmo

De fato, em outros setores da economia, os desenvolvimentos tecnológicos nas últimas décadas permitiram que as empresas transferissem o trabalho de trabalhadores remunerados para clientes.
 

A tecnologia touchscreen , por exemplo, permitiu que as companhias aéreas instalassem quiosques de check-in. Quiosques semelhantes estão em quase todos os lugares - em estacionamentos, postos de gasolina, supermercados e até mesmo em restaurantes de fast-food.
 

Em um nível, esses quiosques estão substituindo a mão-de-obra paga dos funcionários por mão-de-obra não paga dos consumidores. Mas esse argumento pressupõe que todos poderiam acessar o produto ou serviço quando ele era executado por um funcionário.
 

No contexto dos serviços jurídicos, os muitos consumidores que não podem pagar um advogado já estão renunciando a seu dia no tribunal ou lidando com ações judiciais por conta própria - muitas vezes com resultados ruins . Se a automação parcial significar que um advogado de assistência jurídica sobrecarregado agora tem tempo para aceitar mais casos de clientes ou os clientes agora podem pagar para contratar um advogado, todos ficarão em melhor situação.
 

Além disso, os serviços jurídicos habilitados para tecnologia podem ajudar os consumidores a fazer um trabalho melhor de representação. Por exemplo, o tribunal distrital federal em Missouri agora oferece uma plataforma para ajudar indivíduos que entram com pedido de falência a preparar seus formulários - por conta própria ou com uma reunião gratuita de 30 minutos com um advogado. Como a plataforma oferece uma vantagem inicial, tanto o advogado quanto o consumidor podem aproveitar melhor o intervalo de 30 minutos.
 

Mais ajuda para os consumidores pode estar a caminho - há uma safra abundante de startups de tecnologia se acotovelando para automatizar vários tipos de trabalho jurídico. Portanto, embora nossa máquina de atalho de pesquisa não tenha sido construída, ferramentas poderosas como ela podem não estar muito longe.
 

E os próprios advogados? Como os operários de fábricas e têxteis armados com novas ferramentas elétricas, pode-se esperar que façam mais trabalho no tempo de que dispõem. Mas deve ser menos trabalhoso. Pode até liberá-los para se reunirem com os clientes.
 

  1. Professor Associado de Direito, Universidade de Oregon

  2. Professor Associado de Direito e Análise, Georgia State University

  3. Originalmente Publicado por: The Conversation

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: