Concurseiros de plantão: pelo menos 55 mil vagas serão abertas durante o ano

Publicado por: redação
04/01/2023 07:40 PM
Exibições: 41
Freepik
Freepik

Projeto da Lei Orçamentária prevê um total de 55.189 vagas de concursos entre nível médio e superior para o próximo ano e mais de 120 editais para diferentes áreas de atuação


Os concurseiros de plantão, de todo o Brasil,  já podem começar a comemorar: o ano de 2023 vai chegar com tudo para quem sonha em ingressar na carreira pública. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 estipulou cerca de R$16 bilhões para orçamentos de editais de concursos públicos, gerando pelo menos 55 mil novas vagas disponibilizadas para cargos vagos e novos. 


Diversos editais já estão sendo lançados nos últimos dias, como o do Banco do Brasil, por exemplo. E  outros com lançamento previsto. Serão inúmeras oportunidades para quem deseja conquistar a vaga dos sonhos, sejam elas de nível médio ou superior. 

 

Todos os anos cerca de 13 milhões de pessoas fazem provas de concursos públicos. Além disso, esse número tende a aumentar,  por causa da demanda reprimida desde a chegada da pandemia e as incertezas do mercado financeiro. 


O professor do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita conta que para obter uma aprovação, o candidato precisa entender o que está fazendo e escolher uma área de estudos para focar. “A definição da área de estudos é uma das mais importantes, elas vão te ajudar a entender quais disciplinas você precisa estudar e quais as oportunidades que vêm pela frente. Isso vai ser um diferencial na hora de determinar o planejamento e a forma como vai estudar.”

 

Com alguns editais já sendo publicados e outros previstos para serem lançados ao longo de 2023, o professor sugere: “Geralmente, estudar de duas a quatro horas líquidas por dia já deixa o candidato em boas condições para a prova. Dependendo, claro, da complexidade do concurso.”

 

Um dos maiores concursos da história do Brasil, já tem data para as próximas provas. Com mais de 1.600.000 inscritos, o Banco do Brasil já publicou o edital para um novo concurso. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro de 2023. As provas ocorrerão no dia 23 de abril do mesmo ano. 
Além deste, outros editais devem sair ainda em 2023, principalmente no primeiro semestre e as estimativas é de que as provas aconteçam no segundo semestre. 

 

Veja a tabela dos principais:  Concursos 2023


TRE: PI, AM. GO. RJ, AL, SP, CE, RR, TO, MA, ES, MG, SC, MT, MS, AC, RS, SE
TRF 3, TRF 6
TJ: RS, CE, AL, ES, RN, AP, SE, PB, MG, MA SC. RN, RS
ANVISA
SERPRO
BACEN
NOVACAP
INSS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: SP, AP, PR, TO, CE, PB


Fonte: Brasil 61 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: