Uma visão sobre a Guerra da Ucrânia sob o ponto de vista de alguém no campo de batalha

Publicado por: redação
23/01/2023 10:31 AM
Exibições: 149
Divulgação/Redes Sociais
Divulgação/Redes Sociais

"Às vezes me pedem para comentar sobre a guerra. Eles perguntam sobre a situação na frente. Sobre as armas ocidentais . Sobre as perspectivas da ofensiva..."

 

Por Paulo Casarim

A única coisa que me resta é responder: "Não sei". em artigo ao Pravda Ucraniano

O exército é hierárquico. E quanto menos estrelas em suas alças, menos você sabe sobre a situação. Não há estrelas em minhas dragonas - e, portanto, o nível de perspectiva do meu exército geralmente é menor do que o seu. Porque nem sempre dá tempo de ler as notícias.

 

Além disso, eles perguntam sobre os processos e têm que responder sobre as pessoas que estão próximas. Qualquer arremesso de chapéu cheira a desprezo por suas vidas. Afastará a ostentação e a arrogância. Provavelmente por isso sou cauteloso em minhas avaliações e conservador em minhas previsões.

 

Um consenso foi formado dentro do nosso país. A conversa sobre os cenários de vitória sempre se dá no paralelo com a Segunda Guerra Mundial. 

 

Quando o inimigo não é apenas derrubado, mas também reformatado. Quando não apenas o acesso às fronteiras, mas também as reparações. Não só o desarmamento físico, mas também o desarmamento mental. 

 

Naturalmente, sonhamos com a vitória final - aquela em que o agressor muda para uma nova qualidade e não ameaça no futuro.

Mas há sempre o risco de se tornar refém das próprias expectativas.

 

Mesmo o final de 1991 não significa um fim inequívoco da guerra. A Rússia pode ficar na defensiva, recusar negociações e começar a lamber suas feridas de guerra. 

Enquanto isso, as crianças russas continuarão a aprender nas escolas que as cidades de Kherson, Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Simferopol, que "pertencem ao seu país", estão "ocupadas por fascistas". E neste cenário, nossa guerra atual certamente continuará.

 

É mais fácil ser otimista hoje, mas será mais fácil para os realistas amanhã.

 

As guerras na Bósnia e na Croácia duraram quatro anos cada. Guerra na Coréia - três. Os franceses lutaram no Vietnã por oito anos - tanto quanto os americanos. 

 

É provável que Putin veja o resultado desta guerra como seu legado político, então não faz sentido recuar.

 

Nesse contexto, aqueles que tentam negociar na esperança de uma vitória rápida são bastante irritantes. Todos aqueles que vendem "conspiração no Kremlin", "oncologia de Putin" e "rebelião nas regiões russas". 

 

Nós realmente queremos "Deus do carro" e aqueles que ganham capital de imagem com a guerra não se importam particularmente com as manchetes. A única diferença é que o efeito placebo não funciona em nossas condições.

 

Sua crença na vitória tem pouco significado se você não está trazendo a vitória mais perto.

 

"Essa chuva é de longa data" e é melhor se acostumar. Uma aposta na corrida de um velocista sempre dá errado na distância da corrida com obstáculos.

 

E, portanto, mesmo no exército, seu impulso inicial não é mais tão importante. A mesma que te faz entrar na linha e pegar em armas. Porque após as primeiras semanas de selfies heróicas, a vida cotidiana e o cansaço certamente o alcançarão. E a única coisa que faz sentido nesse momento é a sua vontade de "puxar".

 

Sua vontade de puxar serviço e dia a dia. Desordem doméstica e rotina. Atividade física e esgotamento. Burocracia e estresse inevitáveis. 

 

Tudo isso não está na imagem do pôster da guerra, e nós mesmos estamos muito longe da posteridade. Cada um de nós tem muitos defeitos e, se você olhar bem, é bem fácil perceber os defeitos. Mas se não nos encaixamos no modelo de alguém, o problema não é conosco, mas com o modelo.

Talvez seja por isso que eu gosto muito mais de estimativas cautelosas e previsões conservadoras. Aqueles que não negociam na expectativa de um triunfo rápido. Aqueles que não falam sobre o rápido colapso do regime russo.

 

Os focados e raivosos têm mais chance nesta guerra do que os relaxados e otimistas. É por isso que eu amo focado e com raiva.

 

Não sei quando as bandeiras ucranianas aparecerão na Crimeia. Não consigo avaliar o nível de estabilidade da economia russa. Não tenho ideia de como serão as fronteiras da Rússia daqui a cinco anos.

 

E sou bastante cético quanto à fórmula "os caras vão voltar - eles vão colocar as coisas em ordem". Acreditar nisso cheira a um desejo infantil de transferir a responsabilidade para nós, e eu, como antes, não perco a esperança de que a guerra obrigue o país a crescer.

 

Temos sorte de muitas maneiras. Não há necessidade de inventar milagres - bastam os que já aconteceram.

 

Nosso exército está lutando como nenhum outro exército nos últimos quarenta anos. Nossa retaguarda - apesar dos mísseis - continua vivendo em condições pré-guerra. O “sistema de cartões”, o “racionamento de alimentos” e a “catástrofe humanitária” não foram vivenciados pela maioria absoluta – permanecem algo dos documentários da Netflix. E as condições da ajuda financeira ocidental dão uma esperança cautelosa para as reformas do país.

 

Meus amigos às vezes escrevem que fevereiro de 2022 ainda está em seu calendário interno. Nesta abordagem, o sonho de voltar à era pré-guerra é iminente. Não tenho certeza se estou pronto para ir junto com isso.

 

Já passamos por muita coisa para que seja redefinido. Apenas o primeiro ano da guerra ficou para trás e não sabemos quantos anos ainda teremos pela frente.

 

Tudo o que nos acontece não é uma violação da norma. Esta é a nova norma.

 

A vida se torna mais simples no momento em que você percebe que não ficará mais simples. 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags:

Mais vídeos relacionados