Formandos não podem colar grau sem apresentação oral do trabalho de conclusão de curso

Publicado por: redação
30/01/2023 10:05 AM
Exibições: 174
Brett Jordan/Unplash
Brett Jordan/Unplash

Para TRF3, regulamento da instituição de ensino prevê obrigatoriedade  

 

O desembargador federal Johonsom di Salvo, da Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), negou a três estudantes de Biomedicina pedido de colação de grau sem a defesa oral do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

 

Para o magistrado, o regulamento da instituição de ensino prevê a apresentação pública da monografia de final de curso a uma banca de três professores. 

 

“A exigência está de acordo com a autonomia didático-científica universitária, e é estranho que as impetrantes não se submetam a um ato sobre o qual não podem alegar ignorância”, afirmou o relator. 

 

Após a Justiça Federal em São Paulo/SP ter negado a liminar, as alunas recorreram ao TRF e solicitaram a entrega da monografia somente por escrito.

 

Segundo o relator, as estudantes, ao iniciarem a formação, aceitaram os estatutos da universidade. “As autoras não podem agora pretender que o Judiciário lhes conceda o privilégio de apenas 'depositar’ o TCC sem se submeterem à arguição oral”. 

 

O desembargador federal manteve integralmente a sentença. “Não verifico a presença dos requisitos ensejadores à concessão da medida liminar pleiteada”, concluiu.   

 

Mandado de Segurança Cível 5032178-23.2022.4.03.0000 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: