Uma mulher estava cantando uma canção de ninar... para uma boneca.

Publicado por: redação
26/02/2023 04:37 PM
Exibições: 79
Arte: ArmyInform
Arte: ArmyInform

...seu filho morreu queimado em um prédio bombardeado. Nunca iremos perdoar...Nunca!

A guerra pinta episódios de cenas terríveis. Como os jovens ucranianos se lembram dos primeiros dias da invasão em grande escala? “Em um dos bloqueios, toquei o hino nacional no violão. Os soldados pegaram a melodia e começaram a cantar. Foi muito tocante..."

Anastasia B., 17 anos, Kiev:

 

"No dia 24 de fevereiro... Às 5 da manhã, minha mãe me acordou com as palavras: "Acorde, a guerra começou." Começamos a coletar coisas. Foi necessário reabastecer o carro - a estrada deveria ser difícil.

"No dia 24 de fevereiro, minha mãe me acordou com as palavras: "Acorde, a guerra começou"
 

A rota já foi pensada - decidimos seguir pela rodovia Zhytomyr. Ficamos na fila do posto de gasolina por uma hora e meia. Amigos ligaram para minha mãe e disseram para ela não ir por ali, então mudamos a rota. Estávamos em Lviv Oblast em 15 horas... Mais tarde soubemos que quem escolheu a primeira rota passou vários dias na estrada.

 

Nós nos estabelecemos na cidade de Stryi. Teciam redes, preparavam comida para os militares. Minha mãe me convenceu a ir para o exterior, mas recusei: "Nasci na Ucrânia, vou morrer na Ucrânia."

"Eu disse à minha mãe: 'Nasci na Ucrânia, vou morrer na Ucrânia'

Em meados de março, fomos visitar minha avó em Chernihiv Oblast, sem perceber o que estava acontecendo no norte da Ucrânia naquela época. A estrada era moralmente difícil - havia vestígios da "paz russa" por toda parte...

 

Jamais esquecerei o episódio que me aconteceu em um dos postos de controle. Nossos militares nos pararam para verificar o carro. Esperamos muito tempo. Peguei o violão e toquei o Hino Nacional da Ucrânia... Em um momento, todos os soldados pegaram a melodia e ecoaram as palavras calmas, mas tão perspicazes: " Nem a glória nem a vontade da Ucrânia morreram ainda . O destino também sorrirá para nós, irmãos da juventude..."

Jamais esquecerei essa união..."

"Eu ouço o rugido do avião. A casa começou a tremer como uma casa de papel. De repente - dois sons claros: "clack-clack"..." 

Dmytro D., 17 anos, Izyum, região de Kharkiv:

"Fevereiro de 2022 para mim é o pior inverno que já tive na minha vida. Ouvi a primeira explosão em minha cidade três dias após a invasão em larga escala, quando os invasores explodiram uma ponte em uma cidade próxima. No entanto, eu estava calmo e quase não pensei em nada. Mas os pais estavam nervosos e brigavam constantemente um com o outro.

"Fevereiro de 2022 para mim é o pior inverno que já tive na minha vida"

Lembro-me de como estava sentado na rua com o chá nas mãos. Ouço o rugido de um avião. A casa começou a tremer como uma casa de papel. De repente, dois sons claros: "clac-clac"... Eu estava em um estado de estupor, não entendia o que havia acontecido. De repente, houve uma explosão. Só ele me trouxe de volta aos meus sentidos. O segundo está atrás dele... Aí eu nem conseguia pensar que isso era só o começo... - o começo do inferno!

"Então eu não conseguia nem pensar que isso era apenas o começo - o começo do inferno!"

...Durante o bombardeio da minha cidade, vi muitas coisas desagradáveis, começando por um vizinho corretor, terminando com uma mãe que perdeu seu filho em uma casa em chamas..."

Eu nunca vou esquecer esse medo..."

 
 
 
 
 

"No abrigo antiaéreo vi pessoas com olhar desolado... para lugar nenhum"

Era perigoso ficar em casa. Poucos dias após o primeiro bombardeio, meus pais, minha irmã e eu fomos ao antigo abrigo antiaéreo, projetado para duas mil pessoas. Fiquei surpreso - estava completamente cheio.

 

Não havia nada para respirar. As crianças choravam constantemente... Sentávamos com máscaras por causa da poeira, que era muita. Parecia que eles não limpavam lá desde a época da União Soviética. Como soube mais tarde, esse abrigo antiaéreo era um depósito comum.

 

Notei uma mulher estranha embalando uma boneca e cantando uma canção de ninar para ela. Ela parecia não estar em lugar nenhum... Meu colega de classe a reconheceu como sua vizinha. Havia um voo para a casa dela. O fogo tomou conta da casa. Seu filho foi queimado vivo... Parecia que ela permanecia em outra realidade - onde todos estavam vivos...

 

Mais tarde, comecei a notar pessoas no abrigo antiaéreo com o mesmo olhar desolado... nada parecido com o dela.

 

E eu nunca vou esquecer esse olhar..."

um tanque russo atirou em uma casa no porão da qual muitas pessoas estavam escondidas

"Na minha cidade, associo a Rua Pervomaiska à praia - era um dos meus lugares preferidos para relaxar. Perto dele havia um prédio alto onde viviam pessoas comuns. As crianças estavam sempre brincando no parquinho.

 

Como me disseram mais tarde, um tanque russo atirou nesta casa, e as pessoas que estavam escondidas no porão naquela época morreram... Eram muitos... Entre eles estavam mulheres e crianças que sufocaram no porão sob os escombros..."

 

"Entre os mortos estavam mulheres e crianças sufocadas sob os escombros..."

 

E eu nunca vou esquecer esse sentimento de ódio contra o inimigo..."

"Misha foi baleado pelos ocupantes quando foi comprar mantimentos..."

“Já foi em abril, durante a ocupação. A ajuda humanitária foi trazida para a aldeia: farinha, cereais. O inimigo começou a dirigir pelas ruas em veículos blindados.

 

Meus dois amigos, Misha e Tolya, estavam voltando para casa com mantimentos. De repente, eles perceberam que um veículo blindado inimigo os estava seguindo. Os meninos ficaram com medo e correram para se esconder na primeira casa próxima. Eles bateram. A mulher assustada que morava nela não abriu a porta...

 

Os meninos correram mais e se esconderam em uma casa abandonada próxima, onde esperaram por algum tempo. Eles decidiram voltar para casa pela tempestade. os russos os notaram e organizaram uma verdadeira caçada, abrindo fogo com uma metralhadora. Misha foi ferido - várias balas o atingiram no peito. Felizmente, Tola teve apenas alguns arranhões.

 

os russos pegaram o menino ferido e o levaram para uma direção desconhecida...

Como descobri mais tarde, no hospital. Ele não sobreviveu. E eu nunca visitei seu túmulo...

E eu nunca vou perdoar essa perda e dor!"


PS: Anastasia e Dmytro têm a mesma idade, têm apenas 17 anos. A guerra os ajudou a decidir sobre sua futura profissão no ano passado. Agora eles são cadetes em uma das academias militares da capital. Essas crianças tão jovens, mas ao mesmo tempo tão maduras, não deixaram a Ucrânia, não traíram seu país, mas se juntaram ao exército para defender a paz em sua terra natal no futuro...

Anastasia Burak e Dmytro Dubovik especialmente para ArmiyaInform.

Por 

Com informações da Agência ArmyInform

 

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags:

Mais vídeos relacionados