Quatorze pesquisas eleitorais foram registradas no TSE entre 10 e 14 de maio

Publicado por: redação
16/05/2010 09:39 AM
Exibições: 77
Quatorze pesquisas eleitorais foram registradas no TSE entre 10 e 14 de maio


Durante esta semana o Tribunal Superior Eleitoral recebeu, até o início da tarde desta sexta-feira (14), quatorze registros de pesquisa de intenção de voto nas eleições deste ano. As pesquisas são de âmbito estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do norte, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraná, Minas gerais, Paraíba, Sergipe, Goiás, Pernambuco e São Paulo para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.

As dez primeiras pesquisas foram feitas pela empresa Vox opinião pesquisa e Projetos Ltda., a pedido da Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda., que ouviu os eleitores do dia 8 a 13 de maio.

A  segunda empresa a fazer pesquisa foi a Sensus Data World pesquisa e Consultoria Ltda., por solicitação da Confederação Nacional de Transportes (CNT). O período de realização é do dia 10 ao dia 14 de maio.

A décima terceira pesquisa foi feita pela Fortiori Pesquisa Diagnótico e marketing Ltda, a pedido da WCR Produção Comunicação Ltda., que ouve os eleitores do dia 12 ao dia 16 de maio.

O Instituto Maurício de Nassau foi o quarto a fazer pesquisa, por solicitação do mesmo. O período de realização será nos dias 17 e 18 de maio.

Resolução
De acordo com a resolução sobre pesquisas eleitorais, desde o dia 1º de janeiro deste ano, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação. Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer.

Entre outros dados, as entidades e empresas que realizarem as pesquisas devem informar quem contratou e pagou a pesquisa; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa.

Acesse as pesquisas registradas no TSE em 2010.



GC/LF


Fonte: TSE

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: