Juiz dos EUA concede mandado de segurança sobre os ativos de $2,43 bilhões do governo argentino

Publicado por: redação
25/05/2010 08:53 AM
Exibições: 24

Trata-se de processo de ação coletiva dos portadores de obrigações do tesouro



NEW YORK, NY--(Marketwire - May 24, 2010) -
Em resposta ao pedido de oito grupos que entraram com uma açao coletiva contra obrigaçoes inadimplentes do tesouro da Argentina, o Juiz dos EUA Thomas P. Griesa emitiu uma ordem judicial temporária congelando os ativos de até $2,43 bilhoes do governo argentino depositados no Banco de la Nación Argentina.


"Há seis anos a Argentina vem se negando a pagar sua obrigaçao para com os portadores destes títulos", disse o advogado Michael Diaz, sócio-gerente da Diaz Reus, um escritório de advocacia internacional com sede em Miami e co-líder das açoes coletivas. "Com isso, os autores do processo agiram coletivamente para receber o dinheiro resultado de várias sentenças emitidas pelo Tribunal dos EUA em 2009, com o valor cumulativo total de $2,43 bilhoes mais juros".

 

teste

teste

No início de 2004, os portadores dos títulos entraram na justiça contra a República da Argentina pedindo o pagamento de oito séries individuais de títulos internacionais inadimplentes mais juros acumulados, ganhando uma série de processos. "Até hoje, essas sentenças nao foram pagas, e a Argentina nao se justificou", disse Guillermo Gleizer, advogado do escritório de advocacia Diaz Reus, que entrou com a açao e que, desde entao, representa os portadores dos títulos.


A ordem judicial do Juiz Griesa permite que os autores da açao penhorem todos os bens disponíveis da Argentina nos EUA em nome do Banco de la Nación Argentina. A ordem judicial também embarga qualquer "venda, cessao, transferência ou interferência de qualquer propriedade", na qual o governo tenha participaçao.


Recentemente, a República da Argentina lançou um programa voluntário de troca de títulos que discrimina os membros dos grupos autores da açao coletiva, de acordo com Gleizer. "Nossa açao nao é uma tentativa de embargar a troca de títulos. O nosso objetivo é restringir e congelar os ativos da República da Argentina para proteger e tentar ressarcir todos os portadores de títulos que nao participaram voluntariamente da troca. Isso inclui os portadores de títulos que já ganharam processos contra a República da Argentina e cujos títulos teriam seu valor diminuído como resultado direto desta troca".


Diaz observou que, de acordo com o programa de troca do governo argentino, os portadores de títulos perderiam o direito de participar de uma penhora no valor de $2 bilhoes dos fundos de posse da Argentina em uma conta do Depository Trust & Clearing Corporation (DTC) nos EUA e congelada por uma sentença de penhora de 19 de novembro de 2009, "ou seja, uma puxada de tapete contra as sentenças dos EUA", de acordo com Diaz.


De acordo com o programa do governo, todos os atuais portadores dos títulos participantes poderiam trocar cerca de $300 dos títulos inadimplentes por novos títulos com um valor de cerca de $100 (valor nominal). No entanto, para que os membros dos oito grupos da açao coletiva, representados pelo Diaz Reus e o outro advogado co-líder que já ganharam processos, participarem da troca eles teriam que entregar os $300 dos títulos inadimplentes, mas potencialmente também outros $150 -- a sua parte do valor estipulado pela sentença dos EUA e o valor dos títulos penhorados.


O Diaz Reus de Miami é um escritório de advocacia internacional completo que se concentra em assuntos de litígios e decisoes comerciais, civis e criminais complexas, e transaçoes de comércio e negócios. A firma tem escritórios em Miami na Flórida, Xangai na China, Frankfurt na Alemanha, Caracas em Venezuela, e Cidade do México no México, além de escritórios afiliados na Colômbia e no Brasil.

Com informações do : Diazreus

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: