Direito Desportivo e Copa do Mundo

Publicado por: redação
29/06/2010 02:15 AM
Exibições: 160

DIREITO DESPORTIVO e COPA DO MUNDO

Jules Rimet, nasceu em 14 de outubro de 1873, filho de um vendeiro de Theuley-les-Lavoncourt, no interior da França, foi o homem que iniciou esta festa que hoje conhecemos como Copa do Mundo.

Ao final do conflito em 1919, Rimet tornou-se o primeiro presidente da Federação Francesa de Futebol e em dois anos chega à presidência da FIFA, porém só em 1928 ele viu a possibilidade de realizar seu sonho de um campeonato mundial.

O comitê olímpico não estava interessado em manter o futebol amador nos jogos de 1932. Por outro lado, o governo Uruguaio oferecia todas as condições para uma disputa, com seleções profissionais de futebol, inclusive passagem para todos os participantes.

Devido a dificuldades de transporte dos atletas, cruzar o Atlântico de navio consumia quase três meses, e os times europeus sofreriam muito com a ausência de seus craques. Devido a este fator poucos participaram da primeira copa do mundo. Mas mesmo assim, em 1930 o campeonato aconteceu e foi um sucesso em todos os aspectos. Uruguai, dono da festa, saiu vencedor. O Brasil, não foi bem. Ficou em sexto lugar.

No Brasil o futebol foi difundido oficialmente em 1894 por Charles Muller, no São Paulo Athletic Club e em 15 de abril de 1895, o time da Companhia Ferroviária São Paulo Railway, com Charles no ataque, ganhou de 4 a 2 do esquadrão dos Funcionários da Companhia de Gás numa disputada partida na Várzea do Carmo, hoje Parque Dom Pedro II.

Com o passar dos anos muitas regras foram alteradas, os atletas foram profissionalizados e ganharam sua própria lei.

O audiolivro Tudo o que você precisa Ouvir sobre Direito Desportivo, da Editora Saraiva, de Beny Sendrovich e Rodrigo Wertz, foi elaborado para os amantes do esporte e aborda temas voltados ao atleta profissional, dirigente de clube, técnico de alguma modalidade desportiva, empresário, procurador de atletas, agente homologado pela FIFA, advogado ou mesmo estudante de Direito que queira conhecer melhor a relação mantida entre clubes e atletas.

Nele, foram abordados alguns dos aspectos específicos da carreira do atleta, como contrato de trabalho do atleta profissional, contratos de uso de imagem, análise do que é “direito de arena”, regime de “concentração”, pagamento de “bichos” e de “luvas”, entre outros temas interessantes. O ouvinte deste audiolivro aprenderá ainda que os direitos trabalhistas elementares a qualquer trabalhador também são garantidos ao atleta profissional (descanso semanal remunerado, férias, 13º salário, Fundo de Garantia).

Para conhecer mais sobre a história do futebol e também curiosidades da copa do mundo acesse www.editorasaraiva.com.br/saraivanacopa.com.br

Sobre os autores:

Beny Sendrovich é advogado, formado pela Faculdade de Direito da USP, especialista em Direito Desportivo, pós-graduado pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, engenheiro químico, graduado pela Escola Politécnica da USP, membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB-SP, ex-auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Handebol, diretor fundador da modalidade de handebol na Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, ex-árbitro de handebol, presidente da Associação Beneficente e Cultural Mizrachi do Brasil e sócio-titular do escritório Sendrovich Advogados Associados.

Rodrigo Wertz é engenheiro mecânico e analista de sistemas, pós-graduado em administração de empresas com ênfase em finanças. Possui mais de 16 anos de experiência em consultoria empresarial nas áreas de estratégia, finanças, marketing e processos de negócio. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais de consultoria, ocupando, nos últimos 11 anos, cargos de direção. Também é professor convidado em conceituadas universidades públicas e privadas. Apaixonado por esportes, é defensor e militante da profissionalização da gestão de clubes desportivos e da transformação dos clubes de futebol em clubes-empresa.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: