Defensoria Pública de Alagoas tem...

Publicado por: redação
10/08/2010 08:27 AM
Exibições: 81
Defensoria Pública tem novo espaço de atendimento à mulher



A partir de hoje as mulheres alagoanas podem contar com o novo espaço do Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. Localizadas no Juizado da Violência Doméstica da Capital, as salas reformadas têm melhores condições de atender às denúncias sobre ameaças e agressões cometidas por maridos ou companheiros. A iniciativa é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado de Alagoas e a Secretaria de Reforma do Judiciário, órgão do Ministério da Justiça.



A inauguração do Núcleo da Mulher aconteceu durante a solenidade de comemoração dos quatros anos da Lei Maria da Penha, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas. Desde junho de 2009, o núcleo tem fomentado ações para efetivar a proteção de mulheres vítimas de ameaças ou agressões, bem com a punição dos agressores. Mais de mil mulheres já foram atendidas nos últimos 13 meses, desde a inauguração.



Com equipe multidisciplinar formada por quatro defensoras públicas, três psicólogas, três assistentes sociais e dez estagiários, o Núcleo da Mulher busca oferecer atendimento humanizado e multidisciplinar (jurídico e psicossocial) às mulheres que buscam apoio na Justiça. “Por identificar-se com a causa, a Defensoria Pública de Alagoas, por meio de convênio com o Ministério da Justiça, implementou este Núcleo especializado no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, adquirindo equipamentos, contratando profissionais e estagiários”, explica a coordenadora do Núcleo, a defensora pública Daniela Times.



Conforme a defensora, serão identificadas todas as demandas, sejam elas ligadas à violência em si, ou não. “No primeiro caso, são requeridas em benefício da vítima as medidas protetivas de urgência que asseguram acompanhamento jurídico e psicossocial à vítima durante todo o processo criminal”, afirma.


“Na segunda hipótese, em caso de identificação de demandas não relacionadas diretamente com a violência, podem ser ajuizadas perante as varas competentes ações de divórcio, alimentos para a vítima e/ou filhos, de reconhecimento e dissolução de união estável, de indenização pelos danos materiais e/ou morais sofridos”, pontua a defensora. De acordo com ela, a violência doméstica e familiar contra a mulher é uma das maiores mazelas sociais e culturais do país, porque destrói famílias e arrasa a dignidade das pessoas. “O Núcleo está à disposição da sociedade alagoana e de todas as ‘Marias’ que foram merecidamente contempladas pela Lei Maria da Penha, independente da cor da pele, do grau de instrução, da opção religiosa ou condição social”, finaliza.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias: