Internet alcança mais de 196 milhões de nomes de domínios

Publicado por: redação
09/10/2010 08:41 AM
Exibições: 35

Internet alcança mais de 196 milhões de nomes de domínios no segundo trimestre de 2010

A base total de domínios de primeiro nível tem um aumento de 7% em relação ao ano passado

São Paulo – 6 de outubro de 2010 – A base global de nomes de domínios da Internet cresceu mais de 3 milhões no segundo trimestre de 2010, de acordo com o mais recente Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet, publicado pela VeriSign, Inc. (NASDAQ: VRSN), a fornecedora confiável de serviços de infraestrutura de Internet para o mundo conectado.

A Indústria de Domínios terminou o segundo trimestre de 2010 com uma base de mais de 196,3 milhões de nomes de domínios registrados entre todos os Domínios de Primeiro Nível (TLDs). O total do segundo trimestre representa um aumento de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2010. Em comparação com o segundo trimestre de 2009, os registros cresceram 12,3 milhões, ou 7%, em toda a indústria.

A base combinada de nomes de domínios .com e .net ultrapassou os 100 milhões, encerrando o trimestre com um total de 101,5 milhões de domínio registrados. Novos registros de .com e .net totalizaram 7,9 milhões no segundo trimestre, um aumento de 13% em relação ao ano passado. A taxa de renovação de domínios .com e net para o segundo trimestre foi de 73,2%, um aumento em relação aos 72,1% do primeiro trimestre.1

Em toda a América Latina, o crescimento da base de domínios .com e .net registrados cresceu 1,4 % no segundo trimestre de 2010 em comparação com o primeiro  trimestre deste ano. Com isto, os países Latino Americanos encerraram o  segundo trimestre de 2010 com mais de 2,1 milhões de registros de nomes de domínios .com e .net.

A média de consultas diárias ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS) da VeriSign durante o segundo trimestre de 2010 foi de 62,5 bilhões, com picos que chegaram aos 83,6 bilhões de consultas. Em comparação ao primeiro trimestre de 2010, a média de consultas diárias cresceu 16%, e o pico aumentou em 32%. Somadas anualmente, a média diária aumentou 28% e as consultas diárias de pico cresceram 43%.

Pesquisa Forrester: Extensões de segurança DNS prontas para o horário nobre

O mais recente Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet também destaca o progresso da indústria na implementação das Extensões de Segurança do DNS (DNSSEC), desenhado para proteger os usuários contra ataques de “contaminação de cache do DNS” e “man-in-the-middle” ao criptografar a assinatura dos dados do DNS. Em julho, a VeriSign juntou-se ao Departamento de Comércio dos EUA e a Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - ICANN) para implantar o DNSSEC na raiz do DNS.

Um novo estudo da Forrester Research, realizado em nome da VeriSign, mostra como que o momento da implementação do DNSSEC é adequado. Para o estudo, intitulado DNSSEC pronta para o horário nobre, a Forrester entrevistou 297 tomadores de decisão da área de TI. A pesquisa revelou que os ataques de DNS são corriqueiros, e que isso fez com que a segurança do DNS se tornasse uma preocupação fundamental para empresas e organizações. 51% dos entrevistados pela Forrester relataram ter enfrentado ataques relacionados ao DNS, 38% dos quais disseram ter experimentado ataques man-in-the-middle, exatamente o tipo de ataque que o DNSSEC destina-se especificamente a evitar.

Os pesquisadores da Forrester também descobriram que, mesmo que o DNSSEC não seja amplamente compreendido – apenas 43% dos entrevistados disseram ter ouvido falar sobre o DNSSEC e sabiam que problemas ele resolveu –, a maioria dos líderes de TI que têm conhecimento sobre ele planejam implantar a tecnologia em suas redes. Entre os entrevistados que relataram conhecer o DNSSEC, 90% disseram que implementariam a tecnologia dentro de 18 meses. Apenas 5% relataram que não implementariam o DNSSEC.

“Com tantos fatores apontando para a necessidade de adoção generalizada do DNSSEC, um dos maiores obstáculos reside na conscientização da tecnologia e de seu valor entre a comunidade da Internet como um todo”, disse Ken Silva, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da VeriSign. "O caminho em direção à implantação global é longo, mas com a implementação do DNSSEC na raiz e a exigência crescente de medidas de segurança para o DNS em empresas e organizações, a comunidade deu um primeiro passo significativo".

Os domínios de internet estão trabalhando para implementar a tecnologia em suas zonas em todo o mundo A VeriSign espera implantar o DNSSEC no domínio .net antes do fim de 2010, e no .com no primeiro trimestre de 2011. Para obter mais informações sobre a implementação do DNSSEC, visite: www.verisign.com/dnssec.

A VeriSign publica o Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet para oferecer aos usuários da Internet em todo o mundo uma pesquisa significativa e analítica e dados sobre a indústria de nomes de domínios e a Internet como um todo. Cópias do Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet referentes ao segundo trimestre de 2010, bem como os relatórios anteriores, podem ser obtidos em http://www.verisign.com/dnib-br.

Nota do editor

1 As taxas de renovação podem variar alguns pontos percentuais em qualquer direção, com base na composição da base “a expirar” e na contribuição de distribuidores autorizados específicos.

Sobre a VeriSign

A VeriSign, Inc. (NASDAQ: VRSN), a fornecedora confiável de serviços de infraestrutura de Internet para o mundo conectado. Bilhões de vezes ao dia, a VeriSign possibilita empresas e consumidores de todas as partes do mundo a se conectarem online com segurança. Outras notícias e informações sobre a empresa estão disponíveis em

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: