José Angelo Gaiarsa morre aos 90 anos

Publicado por: redação
16/10/2010 10:34 PM
Exibições: 136

José Angelo Gaiarsa morre aos 90 anos

Iconoclasta, irreverente e pioneiro, era um dos mais conhecidos e respeitados profissionais do país. Autor de mais de 30 livro, se preparava para lançar mais uma obra em novembro.

Faleceu neste sábado, dia 16 de outubro, aos 90 anos, o psiquiatra José Angelo Gaiarsa, de causa desconhecida. Ele teria morrido enquanto dormia, por volta de 5h da manhã. Iconoclasta, irreverente e pioneiro, era um dos mais conhecidos e respeitados profissionais do país. Em 54 anos de carreira, publicou mais de 30 livros, a maioria deles pela Editora Ágora. Em 2006, quando fez 50 anos de atividade profissional, lançou a obra comemorativa Meio século de psicoterapia verbal e corporal. Ele estava concluindo a revisão do livro Respiração, angústia e renascimento. Uma reedição da obra programada para novembro.

Paulista de Santo André, Gaiarsa nasceu no dia 19 de agosto de 1920. Em seu site, ele resumia numa frase o prazer de viver: "Tive a sorte - e o azar! - de viver quase todo o século XX (...)". Vindo de uma família de seis irmãos e irmãs, entrou na Faculdade de Medicina da USP em primeiro lugar, em 1946, posição que manteve por toda a graduação.

Casou-se com Maria Luiza Martins Gaiarsa, cirurgiã e colega de turma, com quem teve quatro filhos homens: Flávio, Marcos (já morto), Paulo e Dácio. Separou-se em uma época em que o rompimento das relações matrimoniais era controverso.

Sempre polêmico, Zeca, como era conhecido pelos amigos, condenou veementemente a estrutura familiar clássica e apoiou abertamente, em redes de rádio e TV, a liberdade feminina já na década de 1960. Ele também defendia o relacionamento aberto e questionava a ideia de a maternidade ser uma maravilha absoluta.

Gaiarsa esteve sempre disposto a dissecar as meias verdades e mentiras inteiras que ouviu durante quase todo o século XX e início do século XXI. Muito se fala sobre o que é ser "normal", mas pouco se pratica, ele dizia. E quem não corresponde ao padrão acaba se tornando um pária. Para ele, era a sujeira escondida embaixo do tapete da família a responsável pelas grandes neuroses do ser humano.

Palestrante de sucesso, durante dez anos, de 1983 a 1993, ele apresentou um quadro do programa Dia Dia, transmitido pela TV Bandeirantes, em que respondia, ao vivo, dúvidas dos telespectadores sobre temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos.

Em 2009, Gaiarsa recebeu o prêmio "Estatueta com Pedestal" pela publicação do livro Educação familiar e escolar para o terceiro milênio. Trata-se da mais alta homenagem da Academia Internacional para o Desenvolvimento do Cérebro Infantil, com sede na Filadélfia (EUA), oferecida a uma personalidade de destaque mundial. No livro, ele trata do desenvolvimento físico, cerebral e emocional das crianças.

Raul Wassermann, diretor-geral do Grupo Editorial Summus, lamenta a perda. "Gaiarsa foi um homem à frente do seu tempo. Deixa um legado incontestável. Suas obras atravessarão ainda muitos

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: