Poupadores devem correr para não perder direito às diferenças do Plano Collor II. Prazo vence segunda-feira (31/01).

Publicado por: redação
26/01/2011 09:52 AM
Exibições: 16

Poupadores devem correr para não perder direito às diferenças do Plano Collor II. Prazo vence segunda-feira (31/01).

Entre janeiro e fevereiro de 1991 houve uma mudança na forma de correção das poupanças que prejudicou os poupadores. Os bancos pagaram 6,88% a menos de juros que o devido na época e só recorrendo à Justiça para reaver as perdas.

O IBEDEC questionou e ganhou as diferenças em Ações Coletivas contra os bancos, mas o STJ - Superior Tribunal de Justiça recentemente decidiu que o prazo de prescrição para ações coletivas não seria 20, mas sim 5 anos. Entretanto, individualmente os poupadores continuam com o prazo de 20 anos para ingressar com ação, conforme o mesmo julgado do STJ.

José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, explica que "todo poupador que quiser receber a diferença de correção, deve procurar o IBEDEC e se associar para que possam ser propostas ações individuais para reaver as perdas.Quem não buscar seus direitos, vai engordar ainda mais o lucro dos bancos."

SERVIÇO:

O IBEDEC está disponibilizando ações individuais para seus associados, sem custo. Basta procurar um dos escritórios do IBEDEC em Brasília (DF), Goiânia (GO), São Luis (MA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Para entrar com a ação só é preciso ter certeza do banco e de que tinha dinheiro depositado nesta época. Os extratos podem ser solicitados ao banco por escrito e mesmo que não tenham recebido o extrato, os poupadores podem entrar com a ação na Justiça.

Para aqueles consumidores que não têm condições de se associar, há a opção de procurar a Defensoria Pública dos seus respectivos Estados, que também serão ajuizadas ações em favor da população.

Em Brasília, o IBEDEC funciona em horário comercial, na CLS 414, Bloco C, Loja 27, Asa Sul, e atende pelo fone (61) 3345-2492 e e. mail consumidor@ibedec.org.br.

Fonte:
IBEDEC - Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo
CLS Quadra 414, Bloco "C", Loja 27 - Asa Sul - Brasília/DF
Fone: (61) 3345.2492/9994.0518
Site www.ibedec.org.br E- mail consumidor@ibedec.org.br

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: