Nomes de domínios na Internet continua a crescer e atinge 184 milhões

Publicado por: redação
26/11/2009 02:27 AM
Exibições: 19
Nomes de domínios na Internet continua a crescer e atinge 184 milhões
São Paulo – 26 de novembro de 2009 – Os nomes de domínios na Internet continuam a mostrar crescimento, de acordo com o Dossiê Sobre a Indústria de Domínios na Internet referente ao segundo trimestre de 2009 publicado pela VeriSign, Inc. (NASDAQ: VRSN), a fornecedora confiável de serviços de infraestrutura de Internet para o mundo conectado.

A base total de nomes de domínios .com e .net alcançou 553 mil domínios registrados no Brasil no segundo trimestre de 2009, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, contabilizando 57% de aumento nos últimos dois anos. Parte desse crescimento é resultado dos esforços da VeriSign no Brasil, que incluem patrocínios de eventos e programas de marketing voltados para incentivo de seus distribuidores autorizados.

Na América Latina, em geral, o aumento da base total de nomes de domínios .com e .net registrados ao fim do segundo trimestre de 2009 foi de 12% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O segundo trimestre de 2009 encerrou com uma base total de 184 milhões de nomes de domínios registrados entre todos os Domínios de Primeiro Nível (TLDs). Isso representa um aumento de 1% sobre o primeiro trimestre de 2009 e um crescimento de 9% sobre o mesmo trimestre do último ano.

Ao fim do segundo trimestre de 2009, os Domínios de Primeiro Nível com Códigos de Países (ccTLDs) apresentaram incremento de 14% de um ano a outro, atingindo 74,4 milhões de nomes de domínios registrados – o que representa um aumento de 1% em relação ao primeiro trimestre de 2009. A base total dos nomes de domínios ccTLDs foi impactada pela perda na base de .cn (China) e .eu (União Européia). Quanto ao total de registros, o domínio .com continua sendo a extensão de TLD mais procurada, seguida por .cn, .de (Alemanha) e .net. Essa sequencia permanece inalterada desde o último trimestre.

Ao fim do segundo trimestre de 2009, a base total de nomes de domínios .com e .net cresceu para 93,5 milhões de nomes de domínios registrados. Esse número representa um aumento de 1% sobre o primeiro trimestre de 2009, de 7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e de 28% comparado com o segundo trimestre de 2007.

A média de consultas diárias ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS) da VeriSign durante o segundo trimestre aumentou de 38 bilhões para 49 bilhões por dia, resultando em centenas de milhões de usuários de Internet acessando Web sites ou enviando e-mails. Isso representa um crescimento de 29% em relação à média de 38 bilhões de consultas diárias do primeiro trimestre de 2009. O gerenciamento do crescente tráfego na Internet se reflete no investimento contínuo da VeriSign na infraestrutura de DNS, o que possibilitou que ela mantivesse precisão e estabilidade operacional 100% do tempo nos últimos 11 anos. Esses números fizeram a VeriSign conquistar a reputação de ser uma das redes mais seguras e confiáveis do mundo.

A VeriSign publica o Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet para oferecer aos usuários da Internet em todo o mundo pesquisa e dados estatísticos e analíticos significativos sobre a indústria e a situação do setor de nomes de domínios na Internet como um todo. Cópias do Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet referentes ao segundo trimestre de 2009, bem como os relatórios anteriores, podem ser obtidos em http://www.verisign.com.br/dossiesdominios.

Fonte: Verisign

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: