USINA NUCLEAR - Necessitamos de Usina Nuclear como forma de energia?

Publicado por: redação
18/03/2011 09:05 AM
Exibições: 154

Necessitamos de Usina Nuclear como forma de energia?

As constantes explosões ocorridas na usina nuclear de Fukushima, no Japão, após o país ser atingido por um terremoto, colocam sob suspeita esse tipo de tecnologia.

Segundo o coordenador da campanha de energia do Greenpeace, Ricardo Baitelo, muitos países não têm uma ampla gama de recursos naturais para geração de energia, como é o caso do Brasil, e apostam na energia nuclear para a garantia de energia minimamente constante. Mas mesmo nesses países você pode ter uma resposta renovável, no entanto, historicamente o setor nuclear tem um braço militar, controla a utilização da energia e conseguiu emplacar em mais países.

O Brasil tem um potencial gigantesco de energias renováveis, principalmente eólica, biomassa e solar. Daria para completar a matriz – que hoje é hidrelétrica – com todas essas outras opções. Não teria necessidade, não faria sentido colocar a população em risco com a construção dessas usinas, nem colocar todo esse impacto econômico sobre a população, considerando que a energia nuclear é um dos tipos mais caros de energia.

Com o propósito de apresentar novas alternativas de produção de energia acontece, em Curitiba, no período de 16 a 19 de agosto, o VI Congresso Internacional de Bioenergia. O evento tem como objetivo se posicionar como o principal fórum de discussões sobre o aproveitamento racional de energias renováveis.

Paralelamente ao Congresso acontece a quarta edição da BioTech Fair – Feira Intencional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel. A feira visa mostrar tecnologias e equipamentos para produção de energia renovável, proveniente de várias fontes como vento, sol, produtos agrícolas, algas marinhas, resíduos florestais, gás metano e até mesmo lixo urbano.

Serviço:
Eventos: VI Congresso Internacional de Bioenergia e IV BioTech Fair 2011 – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel
Local: Centro de Eventos FIEP – Curitiba – PR
Data: 16, 17, 18 e 19 de agosto de 2011
Informações: www.bioenergia.net.br ou contato@bioenergia.net.br
Fone: +55 (54) 3226-4113

Fonte: Radioagência NP – adaptado por Porthus Eventos

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: