Golpes Blackhat SEO e no Facebook usam morte de Bin Laden

Publicado por: redação
02/05/2011 08:00 AM
Exibições: 156

Com a intensa cobertura na imprensa sobre a morte de Osama Bin Laden, o assunto chamou a atenção dos cibercriminosos, que começaram a disseminação de campanha Blackhat SEO (via engenharia social) nos mecanismo de busca e de spam Ads no Facebook utilizando o tema.

Os especialistas da Kaspersky Lab já publicaram dois post sobre os recentes golpes:

Imagens Blackhat SEO e Google

Os criminosos virtuais já começaram as campanhas Blackhat SEO (campanhas, onde os criminosos tomam termos de busca populares e usá-los para direcionar as pessoas para malware) em motores de busca populares na tentativa de atrair os usuários a instalar Rogueware. Os cibercriminosos têm disseminado links maliciosos nos resultados da pesquisa no Google Images com o objetivo de direcionar os usuários curiosos para um domínio maliciosos que podem infectar o computador do usuário.

Para mais informações visite: http://www.securelist.com/en/blog/6202/Blackhat_SEO_and_Osama_Bin_Laden_s_death

Golpe no Facebook

Anúncios publicitários comemorando a morte de Osama Bin Laden vieram à tona no Facebook. Ao tentar acessá-los, os usuários serão redirecionados várias vezes para páginas que solicitarão informações com o objetivo de coletar endereços de e-mail e outras dados sigilosas.

Para mais informações visite: http://www.securelist.com/en/blog/6206/Osama_Bin_Laden_Spam_Ads_on_Facebook

Recomendações da Kaspersky Lab para se manter seguro:

1. Seja cauteloso na busca de informações sobre as últimas notícias, sempre quando possível acessar diretamente os sites/ fontes.

2. Os anúncios no Facebook, que parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Se você clicar em anúncios do Facebook, nunca divulgue informações pessoais ou confidenciais.

3. Certifique se o computador está atualizado com todas as atualizações de software (navegador, plug-ins - como o Java - e outras atualizações de segurança).

4. Use um software antivírus atualizado para adicionar outra camada de segurança em seu computador, evitando que sites mal-intencionados instalem malware na máquina. Por exemplo, todos os usuários das soluções Kaspersky Lab estão protegidos.

Caso haja dúvidas ou necessidade de mais informações, estamos a disposição.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: