O bullying está impregnado em nossa sociedade e também pode ser encontrado facilmente nas organizações

Publicado por: redação
21/06/2011 09:00 AM
Exibições: 35

Comportamentos agressivos e de intimidação podem ocorrer em qualquer ambiente, inclusive profissional

Em lugares aonde existem pessoas e algum tipo de relação entre elas, há o risco de alguém estar sofrendo bullying. Esta é a constatação do diretor executivo da Partner Consulting do Brasil, Rui Rocha, que alerta: “o bullying está impregnado em nossa sociedade e também pode ser encontrado facilmente nas organizações”.

Termo importado da língua inglesa, que se refere a atitudes agressivas, verbais ou físicas aplicadas de forma intencional e repetitiva, o bullying tem ganho grande repercussão na mídia e, atualmente, é tema de muitas discussões, que fazem com que as pessoas repensem os padrões sociais aos quais estamos “cristalizados”.

Muitas vezes, explica Rocha, assim como acontece no clube, nas escolas ou no bairro, é comum acontecer perseguições a alguém em seu ambiente de trabalho. Seja por sua maneira de ser, por algum comportamento que adota, por sua raça, credo, posição social ou mesmo opinião que defenda. “Há situações em que colaboradores mais próximos à chefia, por sua posição favorável, passam a exercer bullying sobre os demais”, conta o especialista.

De acordo com o consultor, o bullying pode se transformar em um grande problema para as empresas se não for bem administrado. “Se esses casos persistirem, há o risco de se perder bons profissionais e o clima organizacional se tornar insustentável”, explica. “Por isso, é importante que os empresários estejam atentos ao comportamento dentro de suas organizações, analisando as pessoas e não apenas os números”.

Consultoria para melhoria do ambiente organizacional

Empresas que sofrem com problemas de comportamento e relacionamento entre seus funcionários podem contratar um trabalho de uma consultoria de negócios, a fim de realizarem uma forte vigilância em relação ao trabalho do líder e desenvolverem projetos para internalizar os valores das organizações nos seus colaboradores. Essa ação pode ajudar a contornar e/ou prevenir problemas como o bullying e outros mais, como o assédio moral, o assédio sexual e o abuso do poder. “No caso da Partner Consulting do Brasil, realizamos programas de treinamento com foco na gestão de pessoas, desenvolvendo políticas de respeito às diferenças, de maneira a estabelecer uma cultura organizacional sadia e focada em valores”, explica Rui Rocha. “Temos percebido que os resultados desse tipo de ação repercutem positivamente não só no aspecto humano, mas também na vida financeira das empresas”, finaliza.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: