Dr. Regis Oliveira lança livro em São Paulo onde aborda as diferentes visões sobre a homossexualidade

Publicado por: redação
12/08/2011 10:01 PM
Exibições: 130

O lançamento acontecerá no dia 17 agosto, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

O ex-Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e atual professor titular da USP (Universidade de São Paulo), Dr. Regis Fernandes de Oliveira, lança no próximo dia 17 de agosto, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o livro Homossexualidade: Uma visão mitológica, religiosa, filosófica e jurídica, onde visa esclarecer alguns pontos de um assunto em alta discussão, mas que poucos sabem ao certo como abordar.

Com todo o respaldo que possui para abordar a questão dos direitos constitucionais e levando em conta a crescente onda de intolerância, onde grupos realizam ataques físicos e morais contra os homossexuais, Régis de Oliveira tem total propriedade para explanar sobre o direito que os cidadãos homossexuais têm de viver sua liberdade. “Os homossexuais são cidadãos brasileiros sujeitos dos mesmos direitos e passíveis dos mesmos deveres impostos aos heterossexuais para viver em sociedade. Privá-los do exercício de seus direitos pela sua orientação sexual só evidencia o que todos já sabemos – o preconceito”, revela.

Ele conta que quando se discute o homossexualismo em sociedade, ainda prevalece a ideia de perversão e promiscuidade, velhos estigmas que não se enquadram na sociedade atual. O autor fala sobre o preconceito e como ele se enraizou na sociedade e o porquê de ainda existir, mesmo no século XXI.

Em seu livro, Dr. Régis de Oliveira conta um pouco sobre a história do homossexualismo e relata fatos que comprovam a existência de casais do mesmo sexo desde a época de 2.400 A.C. Segundo o autor, os casais homossexuais sempre estiveram presentes na história da humanidade, escondidos ou vivendo de forma natural e exposta, dependendo da cultura e da época vigente.

O universo do sexo e as nomenclaturas como homossexual, heterossexual, bissexual e transexual também são esclarecidas no livro, que explica de forma detalhada a origem destas palavras e seus significados. O lançamento mostra a visão da biologia, psicologia e da psicanálise sobre o tema e porquê, no início do século XX, a homossexualidade foi considerada uma doença e resultou no grande preconceito contra os homossexuais.

A visão de diversas religiões e, particularmente, do cristianismo a respeito da homossexualidade são encontradas no livro. Com uma visão contemporânea e jurídica, Dr. Régis conta como o conceito sobre o que é família vem mudando ao longo dos anos, tanto entre heterossexuais como homossexuais.

Durante todo o livro o autor cita alguns artigos da Constituição Federal ou leis que garantem que todo o cidadão deve ter seus direitos reconhecidos pela sociedade. Um exemplo disso é o Artigo 5º, que diz “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direto à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade”.

O autor dedica ainda tempo ao cenário jurídico e a homoafetividade, discorrendo sobre a união estável entre pessoas do mesmo sexo, benefícios garantidos pela constituição e quais são os processos para a adoção de filhos. Dr. Régis de Oliveira afirma ainda que ser feliz é um direito natural de todos dos tipos de casais. Ele cita a Constituição dos EUA, onde diz que todos devem ter o direito de buscar a felicidade. Com base nisso, ele afirma que esta é uma questão não apenas individual, mas de Estado. “Os homens devem aprender a viver em coletividade, respeitando as diferenças grupais. Não há esteriótipos, nem paradigmas, nem formas”, conta o autor.

Ele diz ainda que o Brasil possui alguns princípios em sua constituição como “ressaltar a dignidade da pessoa humana”, o que quer dizer que a pessoa pode escolher seu comportamento, seja na intimidade, seja na sociedade. Esta discussão sobre a homossexualidade ganha destaque e com o livro do Dr. Régis de Oliveira vem embasar esta discussão e fazer com que as pessoas entendam um pouco mais sobre este universo tão discutido, mas pouco aprofundado.

Serviço:

Lançamento do livro Homossexualidade: Uma visão mitológica, religiosa, filosófica e jurídica

Horário: 19 horas

Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073 - Consolação

Dr. Régis Fernandes de Oliveira

Professor titular de Direito Financeiro da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e doutor pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Livre-docente e Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Desembargador (aposentado) do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ex-presidente da Associação Paulista dos Magistrados, da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Federação Latino-americana de Magistrados. Ex-Deputado Federal por dois mandatos (1995-1996 e 2007-2010) e vice-prefeito de São Paulo (1997-2000).

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: