Vamos falar da saúde da próstata?

Publicado por: redação
03/10/2011 10:14 PM
Exibições: 149

Há pouco mais de um ano, criamos no Brasil a ASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE DA PRÓSTATA sob licenciamento internacional da US TOO INTL., organização congênere à nossa com sede nos Estados Unidos. Trata-se de uma OSCIP sem fins lucrativos cujo objetivo é auxiliar o paciente e a população em situação de risco. Desenvolvemos três tipos de atividades:

Educação: promover a disseminação de conhecimentos sobre o assunto entre a população, através de palestras, website, eventos etc;
Suporte humanitário: atuar na recuperação psicológica e social de pacientes e ex-pacientes, seus familiares e entes queridos;
Advocacia: representar os interesses coletivos dos pacientes perante os órgãos públicos e privados de saúde.

Não se trata tão somente do câncer, mas também de outros problemas da próstata, como a hiperplasia (hpb) e a prostatite. Os números são assustadores: 4 em cada 5 homens terão problemas de próstata, sendo que um em cada seis terá câncer, principalmente a partir dos 45 anos de idade e se agravando com o envelhecimento.

Anualmente, são diagnosticados 52.000 casos de câncer de próstata, número esse crescente a cada ano (praticamente o mesmo que os casos de câncer de mama). Quando medidos a incidência por 100.000 habitantes, vê-se que o câncer de próstata representa um problema de saúde maior do que o de mama.

O Brasil, com seus 190 milhões de habitantes, tem hoje cerca de 65 milhões de homens com a idade a partir de 45 anos, que compõem a população em situação de risco, atendida por cerca de 6.500 urologistas. A mudança da curva de distribuição da população, influenciada pela maior longevidade e a queda da natalidade, levará a que a população com mais de 60 anos dobre nos próximos 20 anos. Alguns números são imprecisos, contudo, é correta a estimativa de que de 80 a 90% dos municípios brasileiros não possuem sequer um urologista.

Ou seja, o Brasil não possui hoje uma estrutura de saúde adequada para atender às necessidades de prevenção e tratamento da população atual, com a tendência da situação agravar-se ainda mais durante os próximos anos.

Conheça mais sobre o assunto visitando o site www.saudedaprostata.org.br. Inscreva-se como associado (é absolutamente gratuito) e incentive outras pessoas a fazê-lo. Necessitamos peso de representatividade para que os interesses dos homens em situação de risco sejam ouvidos pela estrutura pública e privada de saúde.

Atenciosamente,
Ewaldo Endler
Presidente da Associação pela Saúde da Próstata

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: