Ministério da Justiça entrega carros para Consultório de Rua na Bahia

Publicado por: redação
04/10/2011 08:54 AM
Exibições: 78

Brasília, 04/10/2011 (MJ) - A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça entrega, na quarta-feira (5/10), quatro veículos do tipo caminhonete furgão, que serão utilizados no projeto Consultório de Rua, na Bahia. Criada em 1999, a iniciativa criou  formato inovador no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social com foco no abuso de álcool e drogas. A entrega será realizada às 10h, no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) Gey Espinheira no bairro Campinas de Pirajá, em Salvador.

O investimento total – de cerca de R$ 1,6 milhão – destina-se aos veículos, além da qualificação de equipe interdisciplinar e implantação dos Consultórios de Rua nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.

Os veículos ficam sob responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde. Neles, serão transportados equipe e materiais para oficinas com as crianças e jovens (bola, jogos, instrumento musicais), materiais informativos, equipamentos (computador, câmera, projetor), material de apoio (formulários para registro, materiais de expediente) e materiais médicos (seringas, preservativos, materiais para curativos).

A Senad reconhece a metodologia do Consultório de Rua como uma boa prática e promoveu a sua ampliação no estado da Bahia. Esse projeto, coordenado pelo Centro de Estudos e Terapias do Abuso de Drogas (Cetad), ligado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi desenvolvido pelo professor Antônio Nery Filho. Somente de janeiro a agosto de 2011, os Consultórios de Rua já fizeram 1.222 atendimentos em Salvador.

Fonte: MJ

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: