Manifestantes portugueses reivindicam democracia perdida

Publicado por: redação
10/10/2011 10:41 PM
Exibições: 167

Plataforma organizadora do 15 de Outubro reúne com a comunicação social

Amanhã, dia 12, em frente à Assembleia da República, pelas 13h, a plataforma organizadora da manifestação internacional do 15 de Outubro responderá às questões da comunicação social e explicará de onde surgiu a ideia de integrar uma mobilização mundial, que conta já com 300 convocatórias, em 45 países.

Além de Lisboa também Porto, Angra do Heroísmo, Braga, Coimbra, Évora e Faro responderam ao apelo deixado há 3 meses numa reunião internacional que decorreu em Lisboa, organizada na altura pelo Grupo Internacional do movimento ‘Democracia Verdadeira, Já - Acampada Lisboa’, que juntou em Alcântara mais de 130 activistas, de sete nacionalidades diferentes. Nesse evento, ficou agendada para 15 de Outubro uma mobilização internacional, que levará à rua milhares de pessoas descontentes com os actuais sistemas político e económico.

Mais de 30 movimentos e várias pessoas em nome individual conjugam esforços para organizar uma manifestação a nível internacional de raro precedente, concentrando a reivindicação global numa democracia – participativa, económica e que represente os anseios das populações – que com a crise tem vindo a ser sucessivamente relegada para patamares cada vez mais autoritários.

Em Lisboa, no final da manifestação, haverá uma Assembleia Popular em S. Bento onde cidadãos anónimos terão direito à palavra, à proposta e ao voto. Este protesto incisivo contará ainda com a apresentação de soluções específicas, discutidas politicamente em prévias reuniões plenárias abertas, com o contributo de todos quantos as quiseram dar.

No seguimento das várias declarações de alguns opinion makers e governantes sobre o receio da «perturbação da paz social», o colectivo organizador da manifestação do próximo dia 15 de Outubro faz saber que repudia qualquer acto de violência, bem como repressões policiais sobre cidadãos pacíficos que se têm manifestado por uma democracia mais representativa e por um mundo mais justo e solidário [como as verificadas em Espanha, França, Wall Street ou em Bruxelas].

Página Facebook do 15 de Outubro: https://www.facebook.com/pages/15-Outubro/161447463927164

BLOG informativo:  www.15deoutubro.net/

E-mail: 15outubro2011@gmail.com

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: