Eternit, fábrica de materiais de construção do RJ, será multada em até R$ 1 milhão por guardar 3 mil toneladas de telhas de amianto

Publicado por: redação
03/11/2011 08:30 AM
Exibições: 117

Operação da Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientes, da Secretaria estadual do Ambiente, apreendeu cerca de 3 mil toneladas de telhas de amianto na Eternit,  fábrica de materiais de construção de Guadalupe, no Rio de Janeiro. O material tem potencial cancerígeno e só pode ser fabricado no Rio com gravações em baixo ou alto relevo, alertando sobre o risco da substância. Funcionários foram flagrados sem mascara, proteção obrigatória para manipulação do amianto. O valor da multa pode  chegar a R$ 1 milhão.

Segundo o advogado Leonardo Amarante, especialista em Responsabilidade Civil,  representante de mais de 300 vítimas da Abrea (Associação Brasileira dos expostos ao Amianto), a substância, já proibida em mais de 50 países, é altamente nociva à saúde.  vítimas são trabalhadores que foram expostos à poeira durante anos e, por conta disso, desenvolveram doenças irreversíveis (asbestose).

INFORMAÇÕES EXTRAS

PANORAMA MUNDIAL - 48 PAÍSES QUE JÁ BANIRAM O AMIANTO (Banimento ainda  é parcial na Síria e no Brasil).

·        As principais empresas no Brasil trabalhando com esse material são a Asberit, Teadit, Eterbrás, Eternit e Novasatextil.

·        Localização no Rio - A Teadit está localizada na Avenida Pastor Martin Luther King, nº 8939, no bairro Colégio, Rio de Janeiro, RJ. E a Eternit está localizada na Rua Francisco Portela, nº 122, Guadalupe, Rio de Janeiro, RJ.

·       Informação importante - Os processos judiciais têm um andamento muito lento porque as empresas usam de todos os artifícios possíveis para retardar a entrega da prestação jurisdicional. Em decorrência desta demora e da agressividade da doença (asbestose) muitos trabalhadores morreram sem receber suas indenizações.

AMIANTO NO BRASIL - O Brasil é um dos maiores produtores, consumidores e exportadores de amianto do mundo, que é utilizado em quase 3.000 produtos industriais, entre eles: telhas, caixas d'água, pastilhas e lonas para freios etc. O país está entre os cinco maiores utilizadores e fornecedores de amianto do mundo, com uma produção média de 250.000 toneladas/ano, tendência esta que vem caindo ano a ano.

Por conta de suas propriedades e baixo custo de produção, é empregado intensivamente no país, sendo, aproximadamente, mais de 90% do seu uso na indústria de cimento-amianto ou fibrocimento (telhas, caixas d'água etc.), menos de 5% em materiais de fricção (autopeças).

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: