Segurança na hora de fazer compras e pagamentos de contas pela internet

Publicado por: redação
08/11/2011 07:51 AM
Exibições: 165

Por Alexandre Hashimoto*

Parece comum hoje fazer compras pela internet. Adquirimos desde musicas, passando por aplicativos, até carros. No entanto, sempre nos perguntam: você tem coragem de comprar pela internet ? É verdade que podem copiar e usar seu número de cartão de credito para fins indevidos ou, em vez do produto pelo qual você pagou, lhe entregar uma caixa com um tijolo? Sendo assim, este artigo simples pode ajudar você a fazer suas compras e pagamentos de contas pela Web com mais segurança.

Em primeiro lugar o que todo mundo deveria fazer, mas nem sempre o fazem é ter um antivírus instalado e atualizado em nosso computador e isso não basta, temos que fazer a varredura do computador com este antivírus, pois só assim se garante que os vírus mais conhecidos, comuns e perigosos possam ser inoculados. Depois disto, é importante ter um sistema de Firewall que previne que pessoas ou programas acessem ou monitorem seu computador, evitando dessa maneira a violação de suas informações pessoais (número de cartão de crédito).

Outra medida importante é o uso de aplicativos e sistema operacional legalizados,pois estes garantem atualizações de segurança e proteção.

Não bastando às configurações básicas de um computador seguro, também é essencial garantir uma boa compra pela internet e sem dores de cabeça de regras de conduta na hora da compra, como não acessar um site de compra ou de banco por intermédio de um link de um e-mail ou de outro site e sim digitando o endereço, mas isto só ainda não basta, temos que verificar ao acessar o site em questão, se ele possui os certificados de segurança válidos e isto deve ser feito por intermédio da busca das nas propriedades da página do mesmo. Feito isto teremos chance de saber se estamos no site certo e se mesmo assim tivermos dúvidas, a sugestão é fazer um teste, da seguinte forma: digite seu nome de usuário e uma senha inválida se o site entrar... opss!!! Você está diante de um site falso! Caso contrário, vamos as contas ou já podemos pagá-las.

No caso de pagamento de contas on-line em bancos lembre-se de sempre armazenar um cópia dos recibos de pagamento, pois você poderá necessitar dos mesmos no futuro. Já para o caso de compras ainda são necessários alguns cuidados, busque sempre comprar em sites indicados por amigos que já tenham comprado e recebido à mercadoria certa e funcionando.

Outro cuidado, dê preferência a sites de marcas conhecidas e se forem de vendedores autônomos, procure sempre verificar a reputação dos mesmos, se possuem indicações positivas ou negativas, opte, é claro, por aqueles de boa reputação e premiados com certificados de bons vendedores. Bem até aqui você já escolheu onde você vai comprar, se for sua primeira compra neste site compre apenas um produto e de baixo valor para testar o site, desde prazo de entrega até condições de entrega (como embalagem e procedimento com quem vai receber), feito isto, é só pagar.

A forma de pagamento também pode significar dúvida. Prefira o Pagseguro ou Paypal acredito ser a forma mais segura e tranqüila.Caso a empresa não aceite essas formas de pagamento, minha sugestão é usar o cartão de crédito e se o site não aceitar recomendo buscar outro site, poisboleto bancário, só se for registrado.

Depósito em conta corrente, eu não indico para compras de produtos, só se você já comprou neste site outras vezes e nunca teve problemas. Cabe também lembrar que ao comprar pela internet você esta pensando em comodidade e não em preços baixos. Também evite fazer compras em situação de emergência, pois você pode esquecer de algumas dessas regras que foram passadas aqui e ai poderá ter uma grande decepção por comprar na internet e passar por um susto ou um trauma, que justifique aquelas perguntas iniciais. Boas compras!

Alexandre Hashimoto é doutor em eletrônica pela USP e coordenador do Curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: