Nordeste registra maior número de consumidores vítimas de fraudes virtuais

Publicado por: redação
14/12/2011 07:15 AM
Exibições: 168

Especialista dá dicas para que as compras pela internet ocorram sem sustos

O prejuízo de quase R$ 700 milhões aos consumidores, nos primeiros seis meses do ano, vítimas de ações de quadrilhas especializadas em golpes pela internet, alerta para a fragilidade da produção de provas, o que causa dificuldades para julgar e efetivamente punir os autores de fraudes eletrônicas.  A impunidade surge em números, com o crescimento de 36% dos crimes em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O Nordeste é o país com maior número de crimes com transações financeiras fraudulentas, chegando a 62%, seguido das regiões Norte e Centro- Oeste, com 32%, segundo dados da empresa de gestão de risco ClearSale.

O advogado Diogo Tebet, membro da comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), recomenda atenção para quem vai fazer compras pela internet. “Consumidores que não estão habituados ao ambiente virtual são as maiores vítimas porque não reconhecem facilmente as armadilhas que os fraudadores preparam.”

Algumas dicas do especialista:

1)      Não utilizar computadores públicos para fazer compras.

2)      Evite pagar antecipadamente, optando pelo cartão de crédito ou sistemas que só liberam o pagamento após confirmação de recebimento da mercadoria.

3)      Cuidado ao abrir mensagens com links ou anexos de remetentes desconhecidos. Essas mensagens podem trazer programas que se instalam automaticamente no computador para capturar informações.

4)      Promoções com preços muito abaixo do mercado podem ser falsas, apenas para capturar dados do cartão de crédito.

5)      Observar, na hora de inserir os dados do cartão, se a página mudou de “http” para “https”. A última letra indica o certificado digital e que a página é segura.

6)      Observe se a loja oferece algum telefone e endereço de contato.

7)      Mantenha sempre atualizado o programa de antivírus.

8)      Crie senhas difíceis de serem descobertas.

9)      Considere suspeito todos os e-mails que pedem seus dados pessoais.

10)  Nunca deixe de monitorar o extrato do cartão de crédito.

Diogo Tebet

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: