Perícia é que apontará valor do seguro obrigatório em acidente de trânsito

Publicado por: redação
18/01/2012 08:00 AM
Exibições: 166

A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ cassou sentença da comarca de Orleans, em processo que envolveu o pagamento do seguro obrigatório (DPVAT) em acidente de trânsito.

A decisão determinou que a ação volte ao trâmite normal, para permitir que se realize uma perícia capaz de identificar o grau de invalidez e das perdas, funcionais ou anatômicas, sofridas pela vítima em decorrência do acidente.

Segundo o desembargador Fernando Carioni, relator da matéria, o sinistro ocorreu em 5 de maio de 2009, já sob a vigência da Lei n. 11.945/2009, que determina que o valor da indenização seja proporcional à extensão do dano.

“Nas ações de cobrança de seguro obrigatório (DPVAT), regidas pela Lei n. 11.945/2009, a comprovação da natureza da invalidez permanente e o grau da perda anatômica ou funcional (…) é tida como imprescindível à procedência ou à improcedência da ação, motivo pelo qual se apresenta razoável a cassação da sentença definitiva, proferida de forma antecipada, com o fim de permitir que se realize a prova pericial”, anotou o relator.

O perito deverá ser nomeado pelo juiz de 1º grau e os honorários pagos pela seguradora. Segundo os autos, a vítima recebeu cerca de R$ 2 mil pelas vias administrativas, mas pleiteou a diferença de valores para alcançar o teto indenizatório – R$ 9 mil. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 2011.077446-0).

Fonte: TJSC
Mais: www.direitolegal.org

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: