Dicas e informações à população sobre como e porque é necessário parar de fumar

Publicado por: redação
30/08/2012 12:10 AM
Exibições: 50

O dia 29 de agosto  é marcado pelo o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data para lembrar sobre a importância de parar de fumar para a saúde da população. Com esse objetivo, a doutora Iara Fiks, pneumologista membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, revela as principais verdades sobre o mau hábito do cigarro, que acomete cerca de 25 milhões de brasileiros, de acordo com dados divulgados pelo IBGE¹. Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência do tabagismo².

§  Por que é tão difícil parar de fumar? Por que o cigarro vicia?

Dra. Iara Fiks: Parar de fumar é difícil devido à dependência química, psicológica e comportamental. A dependência química diz respeito à nicotina, substância presente no tabaco que age rapidamente no organismo, entre 7 e 9 segundos, e produz alterações no sistema nervoso central. O consumo persistente do cigarro gera um aumento constante da quantidade de receptores de nicotina e faz com que o cérebro tenha uma necessidade cada vez maior da substancia, formando-se um ciclo viciante.

A dependência psicológica, por sua vez, está relacionada ao que o cigarro representa para o tabagista, como símbolo de autonomia e maturidade, ou a um hábito cotidiano, tal como tomar café, beber álcool e falar ao telefone.

§  Porque os dentes ficam amarelados?

Dra. Iara Fiks: A nicotina e os outros produtos do cigarro soltam uma substancia que amarela não só nos dentes, mas também nos dedos, lábios e bigode.

§  Quais as principais dicas para o fumante parar de fumar?

Dra. Iara Fiks: O primeiro passo é querer e decidir uma data para parar de fumar. O segundo é procurar a ajuda de um pneumologista ou outras especialidades médicas, pois parar de fumar sozinho é difícil. Deve-se mudar alguns hábitos de vida, como evitar os estimulantes que são acompanhados pelo hábito de fumar, como álcool e cafeína. Buscar ajuda de amigos e familiares é importante, pois o  incentivo é um grande aliado. Em relação ao tratamento, é essencial realizá-lo de acordo com a orientação médica e por pelo menos três meses, não desistindo no primeiro mês, e nunca se esquecer da disciplina.

§  Qual o benefício do uso de medicamentos, como adesivos, para parar de fumar?

Dra. Iara Fiks: Os medicamentos ajudam no tratamento da síndrome de abstinência causada pela ausência do cigarro. Os adesivos, por exemplo, substituem a nicotina inalada no cigarro pela nicotina transdérmica. O tratamento medicamentoso deve ser feito com orientação médica.

§  Quais podem ser as consequência do tabagismo? Existe uma quantidade de cigarros por dia para não prejudicar a saúde?

Dra. Iara Fiks: O cigarro é sempre maléfico à saúde, por isso, qualquer quantidade é considerada prejudicial à saúde. O alcatrão, produto da queima do tabaco é composto por mais de 4 mil substâncias diferentes. Por isso, a gama de malefícios é tão diversa. Os mais frequentes são problemas cardiovasculares, aterosclerose e obstrução arterial, que leva ao infarto do miocardio e outras doenças obstrutivas arteriais e pulmonares, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Há também as neoplasias (câncer), principalmente na boca, laringe, pulmões e esôfago.

§  O que é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e qual a relação com o tabaco?

Dra. Iara Fiks: A DPOC é uma doença respiratória crônica passível de prevenção e tratamento caracterizada por alterações pulmonares que causam a obstrução das vias aéreas e destruição do tecido pulmonar, dificultando a respiração. O tabagismo é o seu fator de risco mais importante.

§  Ao parar de fumar o paciente evita a DPOC?

Dra. Iara Fiks: Se a pessoa parar antes de apresentar perda da função pulmonar sim. Caso já tenha desenvolvido a DPOC, a doença poderá não progredir com a retirada do cigarro e o tratamento correto.

§  Como é feito o tratamento da DPOC?

Dra. Iara Fiks: O primeiro passo é parar de fumar e iniciar atividades físicas diárias. Em paralelo, pode ser indicado um tratamento com broncodilatadores (medicamentos que dilatam os brônquios). Os que são utilizados uma vez ao dia aumentam a adesão e são aliados no tratamento. É indicado em casos mais graves o uso de oxigênio.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: